A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano encerrou a primeira semana de cinema itinerante na noite da última sexta-feira (9) no Distrito de Mandacaru. A SEMAURB está trabalhando a educação ambiental nos distritos através de filmes que retratam as áreas de sequeiro e dos perímetros irrigados, sobre como é possível sobreviver na Caatinga e os cuidados em especial com o Rio São Francisco e o Rio Salitre.
Outros distritos que também integraram o projeto do cinema itinerante foram Juremal, Massaroca e Carnaíba do Sertão. Durante a amostra, a equipe foi recepcionada nas escolas municipais e reuniu alunos, professores e comunidade. “Pela primeira vez estamos recebendo uma amostra de cinema na comunidade e é interessante porque nos ensina a respeitar e cuidar do meio onde vivemos, um ensinamento mostrando a atual situação do nosso sertão ”, disse o estudante Cosme Valmano.
A comunidade do Mandacaru prestigiou a ação da secretaria na noite do dia 9, com a presença significativa da comunidade. A aposentada de 76 anos, Dona Maria Feitosa revelou como faz em sua casa para preservar o meio ambiente. “É importante esse trabalho de ensinar as pessoas sobre como cuidar do Meio Ambiente. Em minha casa eu mantenho tudo limpo, separo o lixo e só coloco na rua quando o carro se aproxima, separamos garrafas e vidros para reciclagem”, pontuou.
Ao final da amostra o público teve a oportunidade também de conversar com os técnicos e esclarecer todas as dúvidas. “Esse trabalho educativo é fundamental para pensarmos no futuro do planeta, cuidando do presente que é dever nosso. Talvez não possamos ver de imediato, mas, amanhã ou depois teremos um mundo melhor se todos ajudarem”, observou o secretário.
As atividades terão continuidade a partir desta terça-feira (13) no distrito do Junco e na quarta-feira (14) a equipe de educação ambiental estará em Maniçoba. A SEMAURB convida toda a comunidade a participar.