Secretária de Saúde faz esclarecimentos sobre denúncia de falta de atendimento adequado e surto de meningite em Juazeiro-BA

0

 

Uma denúncia sobre falta de atendimento adequado na Unidade de Pronto Atendimento de Juazeiro-BA e sobre um possível surto de Meningite na cidade, chegou até a redação do Portal Preto No Branco, na última sexta-feira (24).

Familiares do juazeirense Linsmar Anderson Silva Barbosa, de 35 anos, relataram que o paciente passou dias internado na UPA, com suspeita da doença e não recebeu o atendimento necessário. “Ele começou a sentir fortes dores de cabeça durante o último dia 15 e foi levado para a UPA Dr. João Oliveira. Lá ele foi atendido e diagnosticado com meningite bacteriana. Inicialmente colocaram ele em uma sala isolada e sem roupa de cama. Nós, familiares, era quem estávamos levando lençóis de casa. Os funcionários da UPA também não estavam fazendo a limpeza do local, com medo de entrar no quarto. Até a água nós tínhamos que comprar pra ele. Eles diziam que estavam dando a medicação, mas a dor de cabeça não estava passando. A dor era tanta que chegou ao ponto dele se desesperar e sair da unidade de saúde para o meio da rua”, relatou Cristiane Baroli, prima do paciente.

A família também informou que fez uma denúncia na ouvidoria da  Secretária de Saúde da Bahia (SESAB) e da SESAU sobre o atendimento precário da UPA, que não é a unidade adequada para receber um caso como o dele, que requer tratamento especializado e em área de isolamento.

O paciente chegou a gravar um vídeo e postou no facebook relatando a situação.

Veja o vídeo:

Em nota, a Secretaria da Saúde de Juazeiro, por meio da diretoria da UPA 24h, fez esclarecimentos sobre o caso.

Veja a nota na íntegra:

Nota de esclarecimentos:

“A Secretaria da Saúde de Juazeiro, por meio da diretoria da UPA 24h, esclarece que Linsmar Anderson Silva Barbosa chegou à unidade na quinta-feira (17), apresentando suspeita de meningite meningocócica. O paciente recebeu assistência imediata e realizou a coleta para exames de diagnóstico. Em seguida, foi encaminhado para o isolamento, conforme protocolo do Ministério da Saúde e da UPA 24h.

Informa ainda, que a notificação da suspeita da doença foi feita imediatamente para a Vigilância Epidemiológica do município, que continua acompanhando o caso. Evidência também, que os resultados dos exames foram negativos para a meningite meningocócica e que não há notificação de surtos da doença na região.

Explica também que a transferência dos pacientes internados na unidade para os hospitais de referência é feita pela Central Interestadual de Leitos (Cril) e que o município não tem autonomia com relação à disponibilidade de leitos dos hospitais. O paciente foi encaminhado para o Hospital Regional de Juazeiro, referência da região, assim que foi sinalizada a disponibilidade de leitos.

A direção da unidade também garante que esse paciente foi bem assistido durante todo o período em que ficou internado na Unidade de Pronto Atendimento. Nega ainda, que a limpeza do ambiente tenha sido realizada de forma inadequada, visto que a UPA 24h está adequada às determinações preconizadas pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).”

De acordo com os familiares,  Linsmar Anderson foi transferido para o Hospital Regional na última quarta-feira (22) e somente na sexta-feira (24) foi atendido por um infectologista. O paciente recebeu alta no sábado (24).

“O médico falou que não havia necessidade dele ficar internado. Mas a gente contesta e há sim suspeita de meningite. Todos os sintomas diziam isso. Sinceramente, eu não sei como eles o liberaram. Ontem (26), ele fez a tomografia, mas ainda não saiu o resultado. Esse exame deve esclarecer o fato. “, declarou Cristiane Baroli.

 

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome