“Eu jamais cometeria uma ação desta”, esclarece moradora sobre envenenamento de um pé de Jenipapo, em Juazeiro

0

Na última terça-feira (20) nossa redação recebeu a informação de que agentes da Guarda Municipal de Juazeiro se depararam com um pé de Jenipapo antigo, que fica próximo ao Colégio Paulo VI, bairro Maria Goreti, em Juazeiro, encharcado de óleo diesel.

A ação criminosa mataria a árvore, caso a equipe ambiental não tivesse sido acionada pelos guardas e fosse feita uma operação de salvamento. A árvore passou por uma lavagem e possivelmente se recupere da agressão.

“Só pode ter sido um espírito de porco que fez isso”, reclamou a fonte que nos passou a informação.

O envenenamento de árvore impede o fluxo da seiva elaborada das folhas que vai para raiz, provocando a morte da planta.

A árvore está plantada na calçada da casa da moradora Ana Cristina Damásio que em contato com a nossa redação, informou que ficou chocada com a ação criminosa.

“Eu conheço este pé de Jenipapo desde que era estudante do Paulo VI, ainda jovem. Moro nesta casa há vinte anos e posso dizer que tenho uma relação afetiva com a árvore e fiquei indignada com essa ação. Eu jamais cometeria uma ação desta. Não sei quem foi o autor, mas é recriminável esta atitude”, esclareceu.

Ana Cristina também informou que a árvore está infestada de cupim e que o problema tem atingido sua residência e pelo que tomou conhecimento, também a algumas residências mais próximas, inclusive ela já teria recebido a visita de vizinhos que reclamaram da situação e sugeriram a derrubada da árvore, ao que ela se opôs.

“Mesmo causando problema aqui pra casa por conta do cupim, eu não aceitei, porque deve ter outra solução para resolver a praga. Mas alguns vizinhos estavam bem irritados com isso”, declarou.

Ana também disse que tem encontrado dificuldade para tratar a árvore e controlar a praga do cupim.

Encaminhamos a dificuldade da moradora para a SEMAURB, na tentativa de que a equipe ambiental possa ajudá-la a resolver o problema e preservar a árvore.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome