A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, vai promover uma série de ações na semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com apoio do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).
18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, criado com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.
A data foi escolhida porque marca o assassinato de uma criança de 8 anos, ocorrido em 1973, em Vitória (ES). A menina foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.
Violência sexual é a situação em que a criança ou o adolescente são usados para o prazer sexual de uma pessoa mais velha. Ou seja, qualquer ação de interesse sexual, consumado ou não.
Em Sobradinho, a programação começa na quarta-feira (16) e será encerrada na sexta feira (18), com a seguinte programação:
Na quarta(16), às 17h30, haverá sessão de Cinema com o exibição do filme “Confiar”, para os alunos com idade a partir de 12 anos, na Câmara de Vereadores.
Em seguida será feita uma panfletagem na cidade, entregando material educativo.
No dia 17, quinta-feira, às 19h30, acontece Audiência Pública no Plenário da Câmara de Vereadores, com apresentação de teatro, troca de informações sobre a origem da data e proposições para o enfrentamento dos crimes referidos na Lei Federal 9.970/00.
Sexta ( 18), das 14 às 17 horas, acontecerá a culminância da programação com apresentação de teatro, poemas, jograis e dança, nas quadras poliesportivas com a participação dos alunos da rede municipal de ensino.
O Programa LET (leitura, escrita e texto) da Secretaria da Educação, estará presente na programação, em todas as escolas e creches do município, promovendo uma reflexão sobre o tema.
Ascom PMS