(foto: arquivo pessoal)
Ainda sobre o brincar….
No dia 28 de maio é comemorado o dia mundial do brincar. O “World Play Day” é um evento conhecido como dia internacional do brincar, celebrado em mais de 40 países no mundo. Não por acaso, essa iniciativa surgiu no Brasil em 2009 após grupos de educadores e estudiosos do universo infantil perceberem a importância que essa atividade tem não só na vida das crianças, como também na vida de todos os que se envolvem com elas.
As crianças de hoje têm menos espaços de brincar. Inúmeros fatores contribuem para essa realidade, seja por conta da violência urbana, da correria do dia a dia ou pela falta de espaços públicos em bom estado de conservação, no entanto, o brincar é um direito garantido a todas elas. Percebendo isso, os grupos idealizadores da iniciativa entenderam a urgência em levar essa informação para a sociedade.
Esse dia relembra que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) expressa em seu artigo 16 o direito à liberdade. No inciso IV se refere ao brincar, à prática de esportes e à diversão como garantia desse direito. Mas se as crianças têm esse direito legalmente garantido, por que muitas delas não usufruem?
Ainda que seja um direito garantido, essa “liberdade” se torna cada vez mais inexistente. É preciso encontrar maneiras de favorecer espaços acolhedores e seguros, desde a casa até às praças ou parques para que a criança possa exercer essa necessidade de se expressar através do brincar. Vale a pena lembrar que na brincadeira espontânea e criativa, a criança se torna roteirista e protagonista da sua própria história. Através da fantasia e do lúdico constrói um universo onde o real e o imaginário estão presentes, promovendo a experiência necessária para seu desenvolvimento físico, mental e também psíquico.
O dia Internacional do Brincar pode ser marcado por várias mobilizações da sociedade, diferentes atores devem participar como mediadores dessas ações. Pais, educadores, médicos, comunicadores, instituições públicas e privadas, profissionais da área de saúde, a sociedade civil, entre outros, todos juntos promovendo e possibilitando a realização de atividades com o objetivo de ressaltar a importância do brincar. O intuito é alertar aos adultos sobre a importância da brincadeira no cotidiano das crianças. Façamos isso por elas e para elas, mas não somente em um dia específico, façamos durante todo o processo da infância!
Luciandra Pinheiro Cabral é Psicanalista com especialização em psicoterapia infantil pelo Centro de Pesquisa em Psicanálise e Linguagem (CPPL) em Recife