Dia mundial do Doador de Sangue: com estoques em baixa, Hemoba de Juazeiro precisa de doadores

(foto: reprodução/internet)

O dia mundial do Doador de Sangue é celebrado nesta quinta-feira, 14 de junho, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). Em Juazeiro, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) lançou a campanha ‘Doadores Hemoba – Façam parte da nossa seleção’, com o objetivo de atrair doadores e reforçar o estoque para garantir atendimento à demanda.

De acordo com a fundação, o mês de junho é o período em que a situação do estoque fica ainda mais crítica, tendo em vista que há um crescimento da demanda, em decorrência das festividades juninas, ao mesmo tempo que o número de pessoas que doam, diminui. A redução no número de candidatos à doação oscila entre 30% e 50%.

Com a realização da Copa do Mundo 2018, a demanda pode ser ainda maior, segundo a Hemoba.

No Brasil, apenas 1,9% da população costuma doar sangue anualmente, segundo  o Ministério da Saúde, quando o ideal um índice de 3%.

Requisitos

– Os candidatos devem ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional;

– Estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura (caso seja após o almoço, aguardar duas horas);

Observação: candidatos à doação de sangue que tenham sido vacinados recentemente contra a gripe ficam inaptos por 48 horas, a contar da data da vacinação.

Confira todas as recomendações 

Doação

Atualmente a Hemboa possui 29 unidades de coleta distribuídas em todas as regiões da Bahia; destas, quatro são unidades móveis (Hemóveis). Em Juazeiro, a unidade local funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30, e das 14h às 17h, na rua Joaquim Bispo dos Santos, s/n°, no bairro Santo Antônio, atrás do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ).

Da Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.