Confira recomendações e detalhes sobre os principais serviços do São João de Petrolina

0

(foto: Jonas Santos/divulgação)

Cerca de 900 profissionais de diferentes áreas estarão mobilizados para atuar nos nove dias de festa do São João de Petrolina, que começa nesta sexta-feira (15) e segue até o dia 23 de junho.

Confira as recomendações e os detalhes sobre os principais serviços para aproveitar bem o São João de Petrolina.

Segurança

150 policiais militares, 50 guardas municipais, 25 policiais civis, 10 policiais rodoviários e 300 seguranças privados estarão atuando durante os nove dias de festa. O policiamento será garantido das 19h às 04h.

Transporte

Locomoção

As linhas de ônibus “corujão” e a instalação do serviço “Expresso do Forró”, novidade neste ano, são as opções para os forrozeiros que pretendem utilizar o transporte coletivo para ir e voltar do Pátio Ana das Carrancas.

Ao todo, 6 ônibus estarão disponíveis no Expresso do Forró, que terá saída do River Shopping a partir das 19h, com intervalo de 30 minutos entre as viagens. O veículo irá sair direto para os pontos de apoio, sem paradas durante o caminho. O embarque será feito mediante aquisição do cartão no valor de R$ 10, que dará direito a ida e a volta da festa ou somente a ida ou volta. Quem for de carro poderá deixar o veículo no estacionamento do shopping, sem qualquer custo adicional.

Já no serviço ‘Corujão’, 6 veículos estarão disponíveis aos usuários das 1h às 5h.

Além disso, cerca de 200 táxis e 300 mototáxistas estarão todas as noites à disposição da população. Os taxistas, em comum acordo com a Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla), resolveram operar em regime especial, atendendo com a Bandeira 1.

O estacionamento da área possui vagas para 5 mil veículos.

Agentes

A partir desta sexta-feira (15) até o dia 23 de junho, quando se encerram os festejos juninos na cidade, os agentes de trânsito estarão atuando em locais estratégicos para garantir a segurança viária. 16 agentes de trânsito estarçao atuando, por dia, nas vias próximo ao Pátio Ana das Carrancas, local onde acontecem os shows. O efetivo terá ainda 0 auxílio de 3 coordenadores de trânsito, 4 fiscais de transporte coletivo, 8 viaturas de fiscalização e 2 guinchos.

Saúde

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) terá um estande todas as noites para atendimento médico de urgência numa área estratégica para facilitar o deslocamento das equipes.

Alimentação

A Agência Municipal de Vigilância Sanitária de Petrolina orienta que a população fique atenta para as condições higiênico-sanitárias na hora de escolher um local para se alimentar. O órgão recomenda verificar se o local é limpo e se o manuseio dos alimentos é feito com luvas, além dos vendedores com fardamento completo; é proibido o uso de colheres de pau e coadores de pano; não aceitar gelo-escama durante o fornecimento. O folião que perceber que esses itens estão sendo descumpridos, deve procurar outro local e denunciar aos fiscais presentes.

Durante a festa, 12 fiscais da Vigilância Sanitária irão garantir o bom estado de conservação dos alimentos oferecidos à população no Pátio;s para garantir que a comercialização seja feita de acordo com as normas sanitárias. O consumo de produtos sem inspeção pode acarretar doenças transmitidas por alimentos (DTAs).

Limpeza e iluminação

50 garis e 10 máquinas para coleta farão os trabalhos de lavagem e varrição do pátio todos os dias. A iluminação dos acessos ao Pátio foi reforçada e uma equipe ficará de plantão para manutenção da rede elétrica.

Social

O Lounge da Acessibilidade oferece 20 vagas, por noite, para pessoas com deficiência e 10 para idosos, numa área privilegiada do Pátio. O estande social “Brincar sim, trabalhar não” é uma área reservada para os filhos dos ambulantes que trabalham no São João de Petrolina. As crianças podem se divertir com contação de histórias, interação e brincadeiras. A ação educativa terá 12 colaboradores para orientar a criançada e evitar o trabalho infantil.

Além disso, todas as crianças na festa poderão ser identificadas com uma pulseira. O acessório será preenchido com nome do responsável e telefone para contato. Isso vale para os filhos dos ambulantes também.

Já para a campanha do Agasalho, haverá um ponto de coleta para arrecadar roupas e cobertores em bom estado de conservação para doação a pessoas em condições de vulnerabilidade social.

Pátio Ana das Carrancas

Com capacidade para 100 mil pessoas, a expectativa da prefeitura é receber 80 mil por noite no Pátio Ana das Carrancas. Com 45.000 m², a área do pátio está estruturada com 10 restaurantes, praça de alimentação, 28 bares, vila cenográfica, palco com 320 m², 3 telões de LED, 200 banheiros químicos e espaços para: “achados e perdidos”, Samu, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, dntre outros.

O camarote conta com 4.000 m², piso easyfloor, quatro bares temáticos, praça de alimentação com quatro restaurantes e salão de beleza.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome