Mercado do Produtor de Juazeiro recebe visita de estudantes de Agronomia do Maranhão

Mercado do Produtor de Juazeiro recebe visita de estudantes de Agronomia do Maranhão

 

Durante a manhã desta sexta-feira (29), estudantes do terceiro período do curso de Agronomia, do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão estiveram com a direção da Autarquia Municipal de Abastecimento/AMA, em visita ao Mercado do Produtor de Juazeiro. Na ocasião os estudantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre a prática de embalagens, conservação e classificação dos vegetais, comercialização dos produtos e funcionamento do  entreposto.

A rotina do Mercado do Produtor foi apresentada aos 42 alunos do curso de agronomia, que puderam avaliar o espaço. “Foi uma visita enriquecedora para nossa graduação. Explanamos sobre o histórico do Mercado e sobre a organização da rotina de entrada e saída de mercadorias da central. Visitamos os boxes de comercialização dos hortifruti”, afirmou um dos estudantes, Amadeus dos Santos.

A visita permitiu aos alunos conhecer a dimensão do entreposto, além do contato maior com o dia a dia dos trabalhadores. “O Mercado do Produtor é um espaço onde eles visualizam a dinâmica de comercialização das matérias primas que aqui chegam. A intenção é tentar mostrar aos estudantes que a agricultura é viável, que existem canais de escoamento, bem como mostrar a dimensão do entreposto em aspectos comerciais”, disse a professora adjunta do curso, Carmem Valdênia.

O Diretor Executivo da AMA, Mitonho Vargas, recebeu os estudantes e explicou a importância do processo comercial realizado no Mercado. “É um momento oportuno para vivenciar a produção, comercialização e qualificação dos produtos, numa central que chega a comercializar 80 mil toneladas de produtos por mês. É muito importante proporcionar aos estudantes uma integração com o setor produtivo e pontuar a importância do entreposto para o país. O Ceasa sempre estará de portas abertas para receber estudantes, pesquisadores e demais representantes de outros Ceasas”, disse Mitonho.

O Mercado do Produtor de Juazeiro é o quarto do país em comercialização de frutas e verduras.  A produção agrícola da região decorre de vários projetos de irrigação de pequenas e médias empresas, e da agricultura familiar do município de Juazeiro.

Por  Daniela Duarte/AMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.