Juazeiro e outros municípios da região perdem Unidades de Saúde da Família, diz MS

1
(imagem ilustrativa)
(imagem ilustrativa)

 

O Município de Juazeiro-BA teve 19 Unidades de Saúde da Família descredenciadas. A medida foi anunciada em uma portaria do Ministério da Saúde (MS), publicada no Diário Oficial da União, no dia 12 de junho.

Assim como em Juazeiro, outras cidades da região do Vale do São Francisco também perderam o convênio, de acordo com o MS. São elas: Campo Alegre de Lourdes (5), Casa Nova (5), Curaçá (6), Pilão Arcado (9), Remanso (7), Sobradinho (Sobradinho (2) e Uauá (1).

Ainda segundo a publicação, os locais tiveram Unidades de Saúde da Família descredenciadas  por não cumprirem prazos estabelecidos pelo órgão. “Ficam descredenciadas as Equipes de Saúde da Família (ESF) dos Municípios descritos nos anexos, em razão dos descumprimento do prazo estabelecido na Portaria de Consolidação nº 2/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, para cadastramento no Sistema Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (SCNES)”, diz a nota.

Unidades em todo território nacional foram descredenciadas, podendo deixar mais de 15 milhões de pessoas sem cobertura. Só na Bahia foram 784 descredenciamentos, inclusive equipes que nunca foram implantadas, mas ficavam em aberto no orçamento.

Clique AQUI  e confira a lista completa das equipes descredenciadas em toda a Bahia

A redação do portal Preto No Branco entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Juazeiro, que em nota negou que houve descredenciamento de equipes da Saúde da Família no município.

Veja a nota completa

A Secretaria Municipal da Saúde informa que não houve descredenciamento de equipes da Saúde da Família em Juazeiro, mas uma possibilidade de ampliação das equipes. Com a aprovação da PNAB em 2017, o Ministério da Saúde deu aos municípios um prazo de até 4 meses para a implantação das equipes que tiveram a autorização prévia de orçamento – o credenciamento. Com o fim do prazo as equipes que foram credenciadas e não foram implantadas, são descredenciadas liberando orçamento para outros credenciamentos.

Atualmente Juazeiro possui 63 equipes de Saúde da Família com quase 94% de cobertura na cidade. Não houve também perda de recurso, a SESAU informa que continua com todas as equipes credenciadas no município.

Da Redação Por Yonara Santos

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome