A plataforma Conviva é um ambiente virtual gratuito, voltado para dirigentes municipais de educação (DME) e equipes técnicas das secretarias, que tem como objetivo apoiar os processos de gestão e planejamento da educação pública municipal.
Um dos objetivos do Conviva é estimular trocas de experiências entre municípios, mantendo um canal de comunicação com especialistas em gestão da educação pública.
A Secretaria de Educação de Sobradinho foi contemplada com a publicação de dois projetos de grande importância para a garantia da aprendizagem dos estudantes e a plataforma publicou os conteúdos que já estão sendo compartilhados com outros municípios brasileiros. São eles: o LET – Leitura, Escrita e texto e a formação sobre a BNCC para anos finais e o EJA.
Projeto LET:
Até 2014, não havia na Secretaria Municipal da Educação de Sobradinho um projeto que despertasse nos estudantes o interesse pela leitura e pela escrita. Foi aí que a Secretária de Educação apresentou para a equipe o Projeto LET, uma ação que proporciona momentos permanentes de leitura e escrita nas escolas e em diversos espaços públicos. O LET disponibiliza exemplares de diversos gêneros literários, que são expostos numa tenda, onde contadores de histórias conduzem as atividades.
A gestão municipal investiu na compra de kits para 17 escolas. Os kits são compostos de tenda, livros, cadeiras, mesas, material didático-pedagógico, almofadas e armários.
O projeto segue um cronograma semanal nas escolas, realizando a “Parada pela Leitura”, com encenações, apresentação de teatro de fantoches e leitura. Já nos espaços públicos, a ação acontece com a participação da comunidade.
Formação sobre a BNCC para anos finais e EJA
A Secretaria de Educação organizou uma equipe técnica para dar suporte a escola e traçar um plano de ação. Todo o material do MEC, Consed e Undime sobre o Dia D da BNCC foi reunido e os conteúdos estão disponíveis no Conviva. Constam na plataforma, o guia de implementação da base Nacional Comum Curricular, dimensões e desenvolvimento das competências gerais da BNCC, além de outros textos e vídeos.
Ficou observado que que os estudos referentes à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os professores das séries finais do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estavam superficiais e fragmentados. Havia dificuldades para que a equipe conseguisse momentos formativos nos mesmos horários. Para facilitar o acesso a todos os educadores, coordenadores pedagógicos e gestores da escola, foi instituída a apresentação dos marcos legais, processos de elaboração, estrutura e as competências gerais da BNCC, o que tem permitido a compreensão dos objetivos que se pretende alcançar para a melhoria da educação.
” A partir desse entendimento, os professores demonstraram-se abertos e colaborativos para o processo de elaboração do currículo do município, colocando-se à disposição para participarem dos GTs (Grupos de Trabalho) por área de Conhecimentos para a elaboração do currículo escolar municipal. Eles também indicam ter despertado para os novos conhecimentos e possibilidades que o processo de ensino e aprendizagem traz. Posso afirmar que os profissionais estão com uma nova postura em relação às discussões. Temos muita esperança nas mudanças que a educação pode trazer para nosso município”, declarou a Secretária de Educação, Dulcilene Kestering.
Ascom PMS