A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social comemorou esta semana, 1 ano de atividades do programa Criança Feliz, do Governo Federal, em parceria com estados e municípios.
O programa dá suporte as famílias com crianças entre zero e seis anos, oferecendo instrumentos para promover e estimular o desenvolvimento integral. O público alvo é formado por gestantes, crianças de zero a três anos (Beneficiários do bolsa família) e crianças de zero a seis anos beneficiárias da prestação continuada.
O programa realiza visitas domiciliares e ações intersetoriais. As famílias participantes são acompanhadas por uma equipe de profissionais capacitados, os chamados visitadores.
A coordenadora do CRAS, Vanderléa Reis, avaliou as atividades desempenhadas durante 1 ano do programa em Sobradinho.
“Destacar o programa Criança Feliz é falar de avanços. É muito importante esse trabalho que é desenvolvido na primeira infância, pois através desse cuidado que temos com nossas crianças sabemos que o desenvolvimento é possível. Nós só temos o que comemorar. Criamos uma rede de proteção que trabalha na efetivação do direito da criança e do adolescente e temos colhido frutos comprovados que partem dos relatos de mães declarando que o nosso trabalho está valendo a pena. Foi um ano de muito trabalho e queremos ampliar ainda mais nossas atividades”, afirmou a coordenadora.
A beneficiária Any Wendy enfatizou a mudança que houve em sua vida ao participar do Criança Feliz.
“É fundamental participar deste projeto. Eu não tinha muita paciência com meus filhos e com a ajuda do programa pude entender a necessidade de cuidar, acolher e acompanhar a vida dos nossos filhos. Hoje sou uma outra mãe”, ressaltou Any.
O secretário Jailson Sousa ressaltou a importância do programa Criança Feliz para as famílias do município.
“ Temos a grata satisfação de comemorar 1 ano de funcionamento do Criança Feliz em Sobradinho, que traz um acompanhamento completo através dos visitadores sociais que vão de casa em casa com orientações sobre o cuidado e formação de suas crianças, de forma integral. Considero positivas as ações do programa, abraçado pelo Prefeito Luiz Vicente, o que demonstra o compromisso da gestão com a primeira infância e consequentemente com o desenvolvimento saudável dos futuros adultos”, finalizou Jailson Sousa.
Ascom PMS