Mutirão de cirurgias de catarata será realizado em Petrolina

0

 

A Prefeitura de Petrolina inicia neste mês, uma série de mutirões para cirurgias de catarata. O primeiro acontecerá no próximo final de semana, nos dias 20,21 e 22, quando serão realizadas 60 cirurgias. Podem participar, pacientes que já passaram pelo oftalmologista e que estão com encaminhamentos para realização do procedimento cirúrgico.

De acordo com a secretária executiva de Gestão à Saúde, Cássia Guimarães, o objetivo do mutirão é atender e eliminar a demanda reprimida do hospital Saúde Visão. “As marcações estão sendo feitas pela regulação da Secretaria de Saúde, e nossa intenção é eliminar a fila de espera. Vamos resolver as pendências e assim que o paciente estiver com os exames prontos, será marcada a data da cirurgia. Nossa intenção é facilitar a vida dos usuários“, ressaltou.

No período de janeiro a junho deste ano, a Secretaria de Saúde autorizou cerca de 360 laudos cirúrgicos de catarata. “Não temos fila de espera para autorização desse tipo de cirurgia, porém, ficamos sempre à disposição da capacidade instalada dos nossos prestadores. Nós já estamos negociando com as clínicas e hospitais para agilizarmos esses procedimentos”, frisou.

Os pacientes devem levar o documento de Registro Geral (RG), o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de residência.

CATARATA:

A catarata é uma opacidade de lente natural do olho. As pessoas que têm o problema apresentam a visão nublada, como se olhassem por uma janela embaçada; sensibilidade à luz e necessidade de maior iluminação para ler; visão noturna torna-se mais fraca e as cores tornam-se amareladas.

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença ocorre principalmente em decorrência do envelhecimento, porém, existem casos de catarata congênita (de nascença) ou provocada por fatores como exposição demasiada ao sol sem óculos apropriados.

Clêilma Souza- Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Petrolina

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome