Prefeito Paulo Bomfim entrega certificados a artistas aprovados no Usina Cultural

0

Na manhã desta quinta-feira (19), o Prefeito Paulo Bomfim recebeu em seu Gabinete os artistas contemplados no programa ‘Usina Cultural’. O evento contou ainda com a participação de representantes do Conselho Municipal de Cultura, do Secretário de Cultura, Turismo e Esportes Sérgio Fernandes, e o Secretário de Governo Clériston Andrade. O ‘Usina Cultural’ é um programa que atende a iniciativas artísticas como teatro, dança, manifestações populares, artes visuais, circo e literatura com investimento de R$100 mil.

O objetivo do encontro, que foi aberto com música e poesia pelo repentista Valdir Lemos e o poeta Antônio Carlos – também conhecido como Veinho, era entregar certificados de aprovação aos 22 proponentes contemplados no Usina e ouvir um pouco da expectativa dos artistas para execução dos projetos.

O gestor municipal ouviu atentamente os artistas, entregou os certificados e parabenizou a todos pela participação no edital. “O Usina Cultural nasceu ainda em nossas plenárias de campanha e hoje temos a alegria de colocar esse programa para funcionar. Parabenizo a SECULTE e aos artistas por esse passo importante. Nós daremos sim continuidade a esse trabalho de editais, que democratiza a cultura. E vamos trabalhar para transformar o Usina Cultural em lei, para que as gestões futuras continuem com esse compromisso de realizá-lo”, afirma o Prefeito Paulo Bomfim.

Para o escritor João Gilberto Guimarães Sobrinho, que foi aprovado com o projeto Fábrica de Letras, esse é um momento importante para a cidade de Juazeiro. “Enquanto agente cultural, vejo esse momento como um passo muito importante pelo incentivo do município. Talvez um dos momentos mais importantes para a Cultura em Juazeiro. A gente espera que tenha continuidade.”, disse.

Durante o encontro alguns artistas aproveitaram para reivindicar outras ações do Governo para a Cultura, mas concordaram que essa é a gestão municipal que mais tem incentivado a arte. “Eu trabalho com arte junto com Manuca, há mais de 30 anos e esse é um momento novo. Nunca vi isso acontecer aqui em Juazeiro. A Secretaria de Cultura e o Prefeito estão de parabéns pela iniciativa. Nossa batalha é que esse edital tenha continuidade. Gostamos de ouvir o Prefeito Paulo Bomfim falar que vai tornar esse edital uma lei. Isso só prova seu comprometimento com a Cultura”, ressalta Lu Almeida, contemplada com o projeto Coesia.

Ramáiana Leal/SECULTE

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome