A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou nesta quinta-feira (19) um encontro com as gestantes atendidas pelo programa “Cuidando de Quem Cuida”, desenvolvido pelo CRAS (Centro de Referencia de Assistência Social).
O encontro teve como objetivo fortalecer a politica de assistência social com a integração do NASF (Núcleo de apoio a Saúde da Família).
O NASF conta com uma composta por psicólogo, assistente social, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, educador físico, médico veterinário e nutricionista.
O médico Veterinário Rodrigo Sá Pereira de Souza ministrou uma palestra, falando sobre a interação do profissional em veterinária junto as equipes de Atenção Básica à Saúde.
“A interação entre as equipes do Programa Saúde da Família, com o medico veterinário e a sociedade, é de grande relevância, pois trabalhamos no sentido de fazer a fiscalização de alimentos de origem animal, de uso e comercialização de cosméticos e materiais de limpeza, além de controle e prevenção de zoonoses, como a leishmaniose que podem afetar seriamente a saúde humana,” esclareceu.
Vanderléa Reis, Coordenadora do CRAS, comemorou a integração do grupo de gestantes com o NASF.
“As intervenções realizadas pelos profissionais do NASF são de fundamental importância para o fortalecimento da rede de saúde da família e da assistência social. Esta política pública implantada pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, representa um grande avanço pela melhoria da qualidade de vida de nossa comunidade,” ressaltou a coordenadora.
Daniela de Souza Farias, 19 anos, aprovou a ação realizada pela equipe.
“ Já que é minha primeira gestação, resolvi me integrar ao grupo de gestantes. Nas palestras de hoje aprendi bastante sobre saúde preventiva e também sobre a importância do médico veterinário. Muitas dúvidas foram tiradas a respeito de nossa alimentação, do cuidado com o ambiente em que moramos, e com os animais que fazem parte do nosso convívio para que possamos nos prevenir de doenças.” declarou a gestante.
No final do encontro foram distribuídos repelentes, brindes e kits de enxoval para as gestantes.
Ascom PMS