“Dia D contra Hepatites Virais” acontece amanhã (26) em Juazeiro

0

O “Dia D contra Hepatites Virais” vai ser realizado nesta quinta-feira (26) em Juazeiro com ações para alertar sobre a importância do diagnóstico, da prevenção e do tratamento dessas doenças. O serviço gratuito é alusivo ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, instituído pelo Organização Mundial de Saúde (OMS) no dia 26 de julho (sexta-feira).

Uma equipe do Centro de Informações em IST/HIV/AIDS (CIDHA) estará realizando os testes rápidos para diagnóstico das doenças. Outra equipe estará orientando o público presente os riscos de contaminação e métodos de prevenção contra a hepatite e outras enfermidades virais, além de distribuir preservativos.

Caso algum paciente seja diagnosticado com alguma doença viral, será encaminhado para o tratamento junto a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município.

A ação vai acontecer na Praça 15 de Julho, ao lado do Paço Municipal da cidade, das 08h às 17h.

Doenças

A hepatite é uma doença que provoca inflamação no fígado e que pode ser causada por vírus e por abuso de medicamentos, álcool e outras drogas. A transmissão ocorre por meio do contato com sangue contaminado ou sexo sem proteção. As hepatites B e C podem ficar silenciosas durante anos, portanto a importância da testagem rápida periodicamente.

A hepatite B é o tipo mais comum da doença e o contágio ocorre pela relação sexual sem preservativos ou pelo sangue, com o compartilhamento de objetos perfurocortantes. Também é passada da mãe para o filho durante a gravidez. A doença tem vacina disponível no calendário: são três doses, sendo que a segunda deve ser aplicada 30 dias após a primeira e, a terceira, seis meses após a primeira.

Já a hepatite C é prioritariamente transmitida pelo contato com sangue contaminado, vias sexuais e transmissão vertical (da mãe para o bebê). Ainda não há vacina para essa patologia.

Os principais sintomas da hepatite são: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

* com informações do G1

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome