Dia D de combate as hepatites virais é realizado em Juazeiro com grande participação popular

0

Com o objetivo de levar para a comunidade os serviços essenciais de prevenção à saúde, nesta quinta-feira (26), aconteceu em Juazeiro o dia D de combate às hepatites virais com centenas de atendimentos. A Secretaria Municipal da Saúde montou na  Praça 15 de Julho uma estrutura para recepcionar os juazeirenses que desejavam realizar os testes rápidos e tomar a vacina para proteção contra a Hepatite B. As Unidades Básicas de Saúde também realizaram testes rápidos e vacinação contra a Hepatite B.

O mês de julho na área da saúde é conhecido como Julho Amarelo – mês de combate às hepatites virais que pode levar a inflamação no fígado. Muitas vezes, essa doença pode se tornar crônica e evoluir para situações graves como, por exemplo, o câncer de fígado e cirrose.  Ela é silenciosa, mas as pessoas podem ficar atentas a sintomas com sintomas como febre, cansaço, tontura, enjôo e vômito, dor abdominal, pele e olhos amarelados, fezes esbranquiçadas, urina escura. Qualquer um desses sintomas é importante procurar a unidade de saúde mais próxima da residência e realizar a consulta médica para fazer os testes para diagnóstico.

A equipe esteve presente na área central das 08h às 17h e centenas de pessoas que passavam pelo local paravam para realizar os exames e tomar a vacina. “Estava passando aqui perto e vim ver o movimento. Quando cheguei vi que era da saúde, fui logo me sentando e fazendo a minha ficha, tudo que for referente à saúde é sempre bom participar”, explicou a dona de casa, Lurdes Raimunda dos Santos do Distrito de Massaroca.

Outro morador da área rural que participou do evento foi o senhor Antônio Nunes Barbosa do povoado de Conchas, Distrito de Maniçoba. “Aproveitei que vim até o centro resolver umas coisas e minha filha chamou para vermos o que era esse evento. Acabei fazendo o exame, uma furadinha no dedo que a moça disse que era para ver se tinha hepatite. Foi bem rápido e o resultado saiu na hora. Aproveitei e também tomei a vacina, achei muito bom e bem organizado”, explicou.

Funcionários autônomos e lojistas também aproveitaram o evento para saber como estavam de saúde. Um deles foi o vendedor ambulante André Conceição. “Eu trabalho vendendo picolé aqui no centro, fiquei de longe vendo o movimento e quando percebi do que se tratava vim saber como está minha saúde. Muitas vezes não temos o tempo de ir até o posto de saúde e quando tem ações assim nos ajuda e muito”,  pontuou. O mototaxista Geovan Custódio Barbosa gostou do evento e disse que foi “organizado e rápido. Vim com meus colegas fazer o teste rápido e também nos imunizar através da vacina”, concluiu.

A Secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro acompanhou o evento e falou da importância do diagnóstico precoce e tratamentos oferecidos pelo SUS. “Já realizamos no dia a dia os testes rápidos e todo o tratamento e o diagnostico é oferecido gratuitamente. Estamos trazendo para a rua em espaço central para chamar a atenção da população, pois é preciso o cuidado individual, buscar um profissional responsável, fazer os exames, estar sempre em dia com exames. Qualquer sintoma anormal deve ser relatado para obter ajudar e evitar que problemas mais graves ocorram. Enquanto gestão municipal estamos diariamente capacitando nossas equipes e buscando sempre mais qualidade nos atendimentos prestados à população”, finalizou.

O evento foi realizado pela Secretaria Municipal da Saúde através do Centro de Informações em IST/ HIV/AIDS (CIDHA) em parceria com o Rotary Club.

Por Débora Sousa/SESAU

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome