Juazeiro realiza I Fórum Comunitário do Selo Unicef

0

 

O município realizou nesta quinta-feira (26), no auditório da UNEB, o 1° Fórum Comunitário do Selo Unicef. O evento foi organizado pela Prefeitura através da Comissão Pro Selo Unicef 2017-2020 formada pelas Secretarias de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), Cultura, Turismo e Esporte (SECULTE), Educação e Juventude (SEDUC) e Saúde.

O objetivo principal da realização do fórum é contribuir com a redução das desigualdades e a garantia dos direitos das crianças e adolescentes do Semiárido e da Amazônia.

“A ideia é articular toda a rede de garantia dos direitos das crianças e adolescentes em prol da realização das ações voltadas ao público alvo e dessa forma fortalecer as políticas públicas no município”, afirmou a Presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente, Fátima Carvalho.

A representante da SEDUC, Miranery Lopes explicou que “esse é o momento em que a gente apresenta para a sociedade nossa situação atual e as políticas que estão sendo implementadas. Os participantes contribuem com sugestões para que seja elaborado um plano de ação onde a gente vai trabalhar os próximos anos visando a melhoria das crianças e adolescentes que precisam ser protagonistas. Temos trabalhado e investido para que a melhora seja maior a cada dia”, completou.

O secretário de Cultura, Turismo e Esporte Sérgio Fernandes destacou a atuação da gestão municipal na abertura de novos espaços públicos voltados à criança e adolescentes. “Temos buscado fortalecer , principalmente, os espaços públicos tanto da cultura como do esporte, otimizando e abrindo novos locais para que crianças e adolescentes possam ser inseridos dentro deste contexto. A gestão municipal tem tido essa preocupação em incentivar e apoiar cada vez mais o jovens”, declarou.

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade Cida Gama é essencial que estas discussões sejam feitas de forma conjunta. “É um momento onde nos empenhamos através de várias secretárias e chamamos também a comunidade para perto. Entendemos que só juntos iremos produzir políticas públicas com mais efetividade”, afirmou.

Durante o fórum, o público pôde prestigiar várias apresentações teatrais e musicais com crianças e adolescentes de EMEIs e dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município. O artista Eurimania parabenizou a organização do evento por colocar o público alvo como personagem principal do evento.

“É importante ver que a iniciativa pública se preocupa com a juventude a partir do momento que a coloca como protagonista. Só conseguimos entender a essência e o anseio da juventude quando ela consegue se manifestar, e este espaço é para isso para que a juventude tenha voz”, ressaltou. O adolescente Mickael Lopes comemorou a participação no fórum. “Para mim foi muito importante, pois trouxe muito conhecimento e aprendizado. Valeu muito a pena sair do meu bairro para participar e poder contribuir”, disse.

Por Fabiana Diniz/SEDES

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome