Petrolina: ação realiza testes rápidos e aplicação de vacinas contra a Hepatite B nesta sexta-feira (27)

0

(foto: Preto no Branco)

Nesta sexta-feira (27), data que antecede o “Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais”, celebrado em 28 de julho, uma ação de combate e prevenção às doenças virais será realizada em Petrolina. Com foco em orientações preventivas, serão ofertados também, gratuitamente, os serviços de aplicação de vacinas e a realização de testes rápidos para diagnóstico de hepatites B e C.

Os testes estão sendo realizados no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Petrolina desde às 7h e seguem até às 14h. O resultado sai em cerca de 30 minutos. Já a vacina disponibilizada é contra a Hepatite B. Os interessados devem levar documento de identificação e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Quando há a confirmação da doença, o paciente inicia o tratamento com antivirais de forma gratuita no Serviço de Assistência Especializada (SAE), em um local anexo ao CTA.

Segundo a Secretaria de Saúde de Petrolina, em 2017 foram registrados 23 casos de Hepatite B e 30 casos de Hepatite C. Até junho de 2018, já são oito casos do tipo B e 16 casos do tipo C.

O CTA/SAE está localizado na rua Joaquim Nabuco, S/N, em frente ao Hospital Dom Malan/IMIP.

Doenças

A hepatite é uma doença que provoca inflamação no fígado e que pode ser causada por vírus e por abuso de medicamentos, álcool e outras drogas. A transmissão ocorre por meio do contato com sangue contaminado ou sexo sem proteção. As hepatites B e C podem ficar silenciosas durante anos, portanto a importância da testagem rápida periodicamente.

hepatite B é o tipo mais comum da doença e o contágio ocorre pela relação sexual sem preservativos ou pelo sangue, com o compartilhamento de objetos perfurocortantes. Também é passada da mãe para o filho durante a gravidez. A doença tem vacina disponível no calendário: são três doses, sendo que a segunda deve ser aplicada 30 dias após a primeira e, a terceira, seis meses após a primeira.

Já a hepatite C é prioritariamente transmitida pelo contato com sangue contaminado, vias sexuais e transmissão vertical (da mãe para o bebê). Ainda não há vacina para essa patologia.

Os principais sintomas da hepatite são: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

* com informações do G1

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome