Sobradinho: Será inaugurado no próximo dia 11, o Hospital Municipal Maria Auxiliadora de Carvalho Torres

Sobradinho: Será inaugurado no próximo dia 11, o Hospital Municipal Maria Auxiliadora de Carvalho Torres

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde, estará entregando no próximo dia 11 de agosto, a primeira etapa do Hospital Municipal Maria Auxiliadora de Carvalho Torres.

A obra do hospital foi dividida em três etapas. A segunda e terceira etapas, feitas com recursos próprios do município e mão de obra local. Esta primeira etapa é referente a parte ambulatorial, com sala de raio X, sala de curativos, 6 consultórios médicos, internamento, sala de ultrassonografia e atendimento emergencial.

O Hospital de Sobradinho foi construído pela CHESF, na época de estruturação das vilas, e fechado pela gestão municipal no ano de 2009.

Por conta do processo de degradação, natural do desuso do prédio que passou bastante tempo fechado, a atual gestão teve que reconstruir o hospital. A prefeitura elaborou um projeto, já atendendo as exigências legais da Divisão de Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde do Estado.

O hospital dispõe de instalações modernas, dentro das normas legais, que propiciarão mais conforto e qualidade no atendimento à população sobradinhense.

O nome do hospital foi instituído através do Projeto de lei No 732/2018, da Vereadora Isabel Coelho, aprovado pelo Legislativo Municipal e homenageia a cidadão sobradinhense Maria Auxiliadora de Carvalho Torres, que teve relevantes serviços prestados à comunidade, falecida recentemente.

” Ser proponente deste projeto de lei 732/2018 é uma grande honra. Assim homenageamos uma cidadã sobradinhense, que desde 1984 veio para contribuir com a nossa gente, participando dos primeiros passos do nosso município quando da sua emancipação política. Dona Maria Auxiliadora foi uma mulher conhecida por sua força, garra e coragem. Mulher caridosa que não abdicava da sua religiosidade. Ela adotou a nossa cidade como terra natal, passando a amá-la incondicionalmente. Participou ativamente dos movimentos sociais, foi uma das idealizadoras do programa da terceira idade e uma auxiliadora em confeccionar enxovais, junto à outras mulheres para serem doados as gestantes carentes do nosso município”, relembrou Isabel Coelho.

A vereadora também destacou que homenagear Dona Maria Auxiliadora, é reconhecer a contribuição da mulher na construção do desenvolvimento de Sobradinho.

” Homenagear mais uma Maria, é relembrar também a memória de Maria Ribeiro, Maria de Lourdes, Maria Nilza, Maria José e tantas mulheres, tantas Marias que nos honraram e ainda nos fazem refletir suas histórias de resistência e contribuição para formação da nossa sociedade,” afirmou a vereadora.

A reabertura da instituição é aguardada com ansiedade pela população, que contará com mais este suporte no atendimento à saúde.

“Nesta etapa iremos implantar o setor de classificação de riscos, que tem como objetivo definir as prioridades dos atendimentos em conformidade com os riscos dos agravos de saúde do paciente. Teremos a sala de parto, onde serão realizados os serviços de obstetrícia com partos normais e em situações expulsivas, quando a grávida não pode ser conduzida para Juazeiro ou Petrolina. Também constam nesta etapa o laboratório, onde será feita a coleta de material, salas de oxigenação e oxigenoterapia, para pacientes de baixo de risco, sala de estabilização, com atendimento de pacientes graves, sala de raio X, com um equipamentos de primeira geração, onde o diagnóstico do paciente será dado após o exame, sala de telemedicina, dotada por eletrocardiograma e ultrassonografia, duas enfermarias (masculina e feminina). Ainda contaremos também com sala de gesso, onde serão atendidos traumas ortopédicos de pequena complexidade, dentre outros espaços. A saúde de Sobradinho dará um grande salto em qualidade com a reabertura do hospital”, informou a Secretária de Saúde, Maysa Sanjuan.

Ascom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.