Cultura, Fé e Tradição marcaram o domingo (5) da 16ª Edição do Forró do Vaqueiro de Sobradinho

0

Neste domingo (5) Sobradinho amanheceu em clima de festa. Logo cedo os vaqueiros se concentraram na Vila Santana onde foi oferecido um delicioso café da manhã ao som do autêntico forró pé de serra de Zezão e Banda e Luquinhas do Acordeon.

Cerca de 700 vaqueiros de Sobradinho e região participaram da manifestação cultural que ficou para história do município. A Décima Edição do Forró do Vaqueiro foi um sucesso e já considerada a melhor de todos os tempos.

Em meio à diversidade cultural o publico pôde apreciar muita música, poesias e aboios.

Com as energias recarregadas, os vaqueiros saíram em uma grande cavalgada que percorreu as principais avenidas da cidade chegado até a Igreja São Joaquim, onde foi celebrada a tradicional “Missa do Vaqueiro”, pelo Padre Valmir Colombo.

Um espetáculo de fé e pura religiosidade. Contritos, os vaqueiros participaram de toda liturgia. Agradeceram as bençãos recebidas e pediram proteção e coragem para a lida.

“Estou muito feliz em participar desta festa. Foi mesmo a melhor que já participei. Em nome dos vaqueiros da nossa região, agradeço a prefeitura pela homenagem tão bem organizada e pelo respeito que tem nos dado,” disse Seu Geraldo Vaqueiro.

O Vaqueiro Rogério trouxe o filho de 8 anos encourado, o que significa a preservação da cultura.

“Faço questão de vestir meu filho de vaqueiro para manter a tradição de família. Sou neto de vaqueiro e sinto orgulho desta cultura. A festa de Sobradinho cresceu muito e hoje é a melhor e maior que se realiza na região. Estou muito emocionado com tanta homenagem,” falou o vaqueiro.

Os expectadores da missa entraram na mesma vibração de fé e não esconderam a emoção de fazer parte da celebração religiosa, abençoada pela padroeira Nossa Senhora Aparecida.

A comerciante Aldenice Dias, popularmente conhecida como “Nisô da Verdura”, expressou a sua emoção durante a celebração da Missa do Vaqueiro.

“ Eu participo todos os anos. Só quem vem a missa sente a alegria e a emoção de estar aqui. O prefeito Luiz Vicente e toda a sua equipe estão de parabéns por realizar uma festa tão bonita e organizada como esta. Não só eu, como toda a comunidade, se sente feliz e agradecida pela valorização dos vaqueiros da nossa cidade,” reconheceu a comerciante.

O mecânico montador Pedro Barbosa de Souza, mais conhecido como “ Pedrosa Aboiador”, falou do orgulho em participar do evento.

“ Participo desde as primeiras edições desta festa. Sou mecânico montador, mas a minha maior paixão é estar em um momento como este declamando as minhas poesias e aboios, oferecendo a minha devoção a Nossa Senhora Aparecida e contribuindo para o enaltecimento da cultura do Vaqueiro em nossa cidade,” declarou.

Logo após a missa, os vaqueiros se concentraram na sede do CEBEC onde foi servido o almoço, embalado pelo forró e arrasta pé de Zezão e Banda.

E não parou por aí. O domingo estava só começando. Alimentados, os vaqueiros se dirigiram ao Pátio de Eventos para o Tradicional Forró da Espora, animado pela banda Arreio e Sela e Leandro do Gado.

Daí foram na emenda, e já com saudade, se despediram da festa com os shows de Toca Do Vale, Zeca Bota Bom, Galego do Pajeú, Jonathan Araújo, Elisson Castro & Forró Pega Leve e Sergio do Forró.

Ascom PMS

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome