Eleições 2018: Band exibe hoje (9) primeiro debate entre candidatos à presidência

0

Acontece nesta quinta-feira (9), às 22h, o primeiro debate televisivo com os candidatos à Presidência da República. Realizado pela Rede Bandeirantes, o debate será mediado pelo jornalista Ricardo Boechat.

Dois treze nomes que estão na disputa, oito candidatos foram confirmados pela emissora: Álvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB), Jair Bolsonaro (PSL) e Marina Silva (Rede).

Conforme prevê a legislação eleitoral, as emissoras não são obrigados a convidar os candidatos cujos partidos ou coligações possuem menos de cinco parlamentares eleitos. Dessa forma, João Amoêdo (Novo), João Goulart Filho (PPL), José Maria Eymael (DC) e Vera Lúcia (PSTU) estão fora do debate da Band.

Debate sem Lula

O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não estará presente por estar preso em Curitiba. O partido tentou conseguir na Justiça ama autorização para que Lula participasse do debate, mesmo que por videoconferência. Porém o pedido foi negada na última segunda-feira (6) pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região). Ontem (8), o partido fez uma nova solicitação junto ao TRF-4 apresentando um mandado de segurança, mas o pedido ainda não foi analisado.

O PT tentou negociar com a Band a participação de um representante do partido, mas a emissora negou, segundo o site UOL.

Em contrapartida, o partido anunciou que realizará seu próprio debate através da internet e no mesmo horário da transmissão da Band. Participarão Fernando Haddad, Manuela D’Ávila (PCdoB), a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR) e o coordenador-executivo da campanha José Sergio Gabrielli.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome