Equipe da SEDES participa de projeto piloto da ONU Mulheres

0

Profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) participam até amanhã (10), no auditório do NTE10 (antiga Direc 15) do projeto-piloto ‘O Valente não é Violento’ promovido pela ONU Mulheres em parceria com a Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres. O objetivo da ação é promover a igualdade de gênero e discutir o fim da violência contra mulheres e meninas.

Além dos profissionais da Assistência Social, participam do projeto professores da rede estadual de ensino. De acordo com a facilitadora do projeto e representante da ONU Mulheres Givânia Silva, é fundamental a participação de toda a rede do município nesse processo. “A ideia é sensibilizar e dar mais elementos para que os profissionais possam construir uma nova concepção de homem e de mulher a partir da sala de aula e não apenas fora dela. O que acontece na escola também está relacionado a outros espaços como família e sociedade em geral”, afirmou.

Ela explica que o projeto piloto continua após essa primeira etapa e destaca a atuação do município no combate à violência contra a mulher. “Após a capacitação fica um consultor na cidade por três meses para acompanhar os planos que estão sendo elaborados, se eles estão funcionando, se a metodologia realmente produz os efeitos esperados. Saio daqui com o sentimento animador de que é possível desenvolver processos metodológicos que cheguem a outras comunidades sem necessariamente a ONU estar presente. Juazeiro é um polo importante de onde podem sair sementes que dêem frutos em outros lugares da Bahia”, completou.

Durante o projeto, foram discutidas questões relativas a gênero, raça, etnia, vulnerabilidade, enfrentamento e estereótipos. Para a diretora de Mulheres, Quitéria Lima, é essencial essa discussão em conjunto com vários setores organizados. “Temos uma rede fortalecida de combate à violência contra a mulher em Juazeiro e queremos muito estar inseridos nos colégios que recebem muitas demandas relativas a essa violência. Estamos abertos e queremos essa participação de todos para caminharmos juntos no combate e enfrentamento”, ressaltou.

O encerramento do projeto piloto em Juazeiro será amanhã às 11h, no NTE 10, com a entrega de certificados que contará com a presença da secretária de Políticas para Mulheres, Julieta Palmeira.

Por Fabiana Diniz/SEDES

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome