Dia D de vacinação contra sarampo e poliomielite acontece neste sábado em Juazeiro

0

Neste sábado, 18 de agosto, acontece o dia ‘D’ da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo. A Secretaria da Saúde de Juazeiro seguindo a determinação  do  Ministério  da Saúde realiza neste dia vacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde do município entre sede e interior. Os pais podem levar os seus filhos para vacinar nas UBS’s  mais próximas  de suas residências das 08h às 130h. A vacina está  disponível para crianças com idade entre  um ano e quatro anos, 11 meses e 29 dias.

De acordo com o Ministério da Saúde 11,2 milhões de crianças devem ser imunizadas e a meta é vacinar pelo menos 95% do público alvo. Em Juazeiro a meta da campanha é de 14.745 crianças, sendo que 1.953 já foram vacinadas com cobertura de 13.24%. “Já recebemos 16.100 doses da vacina VOP (contra a poliomielite) e 8.400 da Tríplice Viral que protege  contra três  vírus  (caxumba, rubéola e sarampo). As ações para intensificação são as buscas ativas nas comunidades e a mobilização do dia ‘D’, que acontece no próximo dia 18 de agosto, com abertura das unidades de saúde de todo município”, esclarece o superintendente da Atenção Básica do município, Gilberto Libório de Souza.

A superintendente de Vigilância em Saúde Tatiane Malta, ressalta. “A população deve aproveitar o dia D para vacinar as crianças. O sarampo é uma doença contagiosa que pode ser transmitida através da fala, tosse e do espirro. Já existem  casos comprovados  de sarampo no  Amazonas  e Roraima e estas cidades  passam por uma epidemia. Não há registro de poliomielite, mas é importante vacinar como medida preventiva. Mesmo com a caderneta  de vacinação  em  dia,  solicitamos  aos pais e responsáveis  que levem as crianças na faixa etária preconizada até uma unidade de saúde para que esta seja imunizada”  frisa Tatiane Malta.

Em Juazeiro, a campanha contra a poliomielite e sarampo teve início no dia 06 de agosto e a Secretaria da Saúde do município segue com o calendário de vacinação até 31 de agosto, com a disponibilização da vacina em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. A SESAU  ressalta ainda a importância  da criança  ser levada por uma  pessoa  maior de idade e é   importante  portar a carteira  de vacinação  da criança.

Por Débora  Sousa/  SESAU

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome