A 11ª Feira de Caprinos e Ovinos de Massaroca atrai visitantes de diversos municípios baianos

0

A Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e o Comitê das Associações Agropecuárias de Massaroca (CAAM), realizaram neste final de semana (17 a 19) no parque CAAM, sede de Massaroca, a XI Feira de Caprinos e Ovinos do distrito. O evento atraiu pessoas de diversos municípios baianos, expôs 150 animais das mais variadas raças e movimentou cerca de R$ 50 mil com a comercialização de animais, produtos do empreendedorismo, além de bares e restaurantes.

De acordo com o secretário Tiano Felix, um dos focos da gestão do prefeito Paulo Bomfm é o fortalecimento da caprinovinocultura e da agricultura familiar. “O distrito de Massaroca é um dos pioneiros na realização da feira. Além dos cursos de manejo dos rebanhos, este ano a novidade foram novas alternativas para a criação de galinha, os quintais produtivos e os cursos para a produção de hortaliças”, disse.

Marcos Antônio Gonçalves, produtor do distrito de Massaroca, falou que a feira tem proporcionado a divulgação do trabalho e a troca de experiência entre os criadores. “O evento tem ajudado bastante na comercialização dos animais. Antes das feiras a gente criava os animais Sem Raça Definida (SRD), hoje já possuímos o mestiço (junção da SRD com animais geneticamente modificados). O mercado tem exigido animais melhorados e hoje graças às feiras, os produtores daqui estão dentro dessa realidade”, afirmou.

Para o produtor Raimundo Lima da Silva, esse ano teve uma queda na comercialização dos animais devido à crise econômica e a seca da região. “Continuamos fortes e investindo no melhoramento genético dos nossos rebanhos. As feiras têm nos ajudado muito na valorização e divulgação dessa cadeia que é tão importante para o Nordeste e para o país”, disse.

O evento também contou com a comercialização de variados produtos do empreendedorismo local e de regiões circunvizinhas. A feira comunitária, uma iniciativa da ADEAP e que integra o projeto Juazeiro Empreendedor, tem oportunizado a divulgação e comercialização dos pequenos empreendedores da sede e do interior de Juazeiro. José Adeilton que integra a Cooperativa Agropecuária Familiar do distrito de Massaroca e região (COOFAMA), falou sobre os trabalhos desenvolvidos pelos associados.

“A COOFAMA possui 23 associados e desenvolve trabalhos diversos como o beneficiamento de frutas com a produção de polpas, geleias e doces, além da comercialização de ovos. Expomos nossos produtos para que todos possam conhecer, apreciar e fortalecer a nossa região cada vez mais”, destacou. Já a produtora de doce Maria Luzieta Barbosa afirmou que “o evento proporcionou também a parceria com novos clientes. É uma oportunidade única de divulgar o que produzimos”, disse.

Além das exposições de animais e do empreendedorismo local, a feira contou com apresentações culturais, torneio leiteiro e de pista, palestra sobre o ‘Manejo Sanitário e Reprodutivo de Caprinos e Ovinos’, curso para a Produção de Hortaliças, entrega dos Cadastros Ambientais Rurais (CEFIR) e a demonstração experimental de criação de galinhas.

Segundo a presidente do Comitê das Associações Agropecuárias de Massaroca (CAAM), Ana Lúcia Santos da Silva, nesses onze anos de evento ficou constatada que a feira tem contribuído para o desenvolvimento local e a integração das comunidades. “A feira é muito rica, pois fortalece as cadeias de caprinos e ovinos e valoriza o empreendedorismo local com exposição dos seus produtos. Nós da CAAM agradecemos a prefeitura pela realização desse maravilhoso evento”, declarou.

Por Lene Radina/ ASCOM ADEAP

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome