Secretaria da Saúde celebra 14 anos do SAMU em Juazeiro

0
????????????????????????????????????

Na manhã desta segunda-feira (20), a equipe que atua no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e representantes da Secretaria da Saúde Municipal celebraram os 14 anos de existência do órgão. A data foi comemorada com dinâmica de grupo, sorteio de brindes, coffee break e som voz e violão.

O evento contou a participação da superintendente da Atenção Especializada Cilene Duarte, a equipe de Educação Permanente e Humanizada e da Secretária de Saúde Fabíola Ribeiro que deu as boas vindas aos participantes e parabenizou a dedicação dos profissionais que atuam na unidade. Durante a comemoração também houve um breve resumo da história do SAMU na região e para finalizar uma oração de agradecimento.

“O dia de hoje é motivo de reconhecimento pelo excelente serviço prestado e o trabalho desses profissionais é de grande relevância para saúde complementar da população de Juazeiro e também dos demais municípios assistidos por nossos serviços” ressalta Fabíola Ribeiro. De acordo com a secretária, a gestão municipal vem buscando, através de parcerias, melhorar as condições do serviço da SAMU como equipamentos e ambulância.

O condutor socorrista Neilson Raimundo da Silva trabalha no SAMU regional desde a fundação e relata um caso que marcou a sua trajetória. “Uma mulher que foi transportada pela nossa equipe para a maternidade teve uma parada cardíaca no caminho. Fizemos os primeiros socorros e, dias depois ela veio agradecer, porque estava com vida e satisfeitíssima com o nosso trabalho. Algo assim é melhor que ganhar na loteria, pois a vida de uma pessoa não tem preço”, descreve Neilson

“Nesta data tão especial gostaria de agradecer o empenho dos 105 servidores que trabalham na urgência e emergência da nossa população e pelas vidas que foram salvas ao longo desses 14 anos de atuação no SAMU em Juazeiro,” pontua a diretora do SAMU regional, Lara Ramos.

O SAMU, serviço de urgência e emergência funciona através da Central de Regulação Regional, foi inaugurado em 20 de agosto de 2004 e desde então vem passando por várias etapas de ampliação do serviço. No início existiam apenas três unidades móveis básicas, a Central de Regulação e duas unidades de suporte avançado. Em março de 2008 a cobertura foi ampliada para cinco unidades móveis, sendo quatro unidades básicas e uma de suporte avançada.  Atualmente a equipe do SAMU conta com o apoio da motalânçia, com um técnico de enfermagem conduzindo a moto para agilizar ainda mais o atendimentos. No ano de 2011 o SAMU de Juazeiro foi regionalizado e a cobertura ampliada para atender a mais 10 municípios da região. Diariamente a equipe do SAMU registra cerca de 60 ocorrências entre os municípios assistidos.

Por Elinete Carvalho/Estagiária SESAU