1º Festival de Literatura do Sertão do São Francisco reunirá mais de 50 atrações em Petrolina

0

(foto: divulgação)

Entre os dias 29 e 2 de setembro, será realizado na cidade de Petrolina, a 1° edição do Festival de Literatura do Sertão do São Francisco, o FliSertão. Com mais de 50 atrações em dois polos fixos e eventos satélites em vários pontos da cidade, o evento vai reunir autores literários para lançamento de livros, debates com o público e palestras, garantindo uma programação, que atende ao público infantil, jovem e adulto. Todas as atividades são gratuitas.

A primeira edição do FliSertão terá como tema “Petrolina: cidade alfabetizadora”, uma homenagem a Antônio Padilha (in memorian), escritor e autor do livro “Pedro e Lina”, um romance sobre o surgimento da cidade. Durante a feira será realizado um concurso literário para crianças e jovens com objetivo de incentivar a produção literária que levará o nome do homenageado. A programação contará também com apresentações musicais e teatrais, concurso de cosplays, gincana, atividades multiculturais e esportivas no parque, espaço geek e contação de histórias.

Programação

A programação do FliSertão terá início na manhã da quarta-feira (29/08), a partir das 9h, no Centro de Convenções com a participação de alunos das escolas de Petrolina e o público em geral. A solenidade oficial de abertura acontecerá à noite, às 19h, quando serão prestadas homenagens ao escritor petrolinense Antônio Padilha. Jessier Quirino subirá ao palco para apresentar seus “causos” com humor no recital “Juntando os Cacarecos”, tendo como principal mote o Sertão, através das histórias e poemas de noivos sertanejos, que juntam os seus cacarecos para se casar.

O segundo dia do Festival contará com a palestra poética de Chico Pedrosa e o show de Maciel Melo.

Dias 30 e 31, paralelamente à feira, acontecerá o “Polo Parque”, onde serão oferecidas atividades de recreação, esportivas e culturais para as crianças e adolescentes. Na quinta-feira, no palco principal da feira, o educador e psicólogo Marcus Jullierme ministrará uma palestra onde abordará assuntos referentes à coleção de livros de sua autoria adquiridos pelo município para serem trabalhados em 2019.

Dia 31, às 19h, haverá um papo com a especialista em educação sexual e comunicadora social, Laura Müller.

Nos dias 1° e 2 de setembro acontecerá a Oficina de Escrita Criativa com jornalista e escritor Raimundo Carrero, assim como o lançamento do seu último livro “Tetralogia”. Na noite do dia 1° acontecerá o show musical de Santanna, o cantador.

No domingo, às 10h, haverá um bate-papo com o professor de biologia Fernando Beltrão, que também divulgará o livro “Eu, um vencedor”, que reúne 99 textos da cultura popular, interpretados, comentados e adaptados para a realidade dos estudantes, vestibulandos e concurseiros.

O FliSertão é uma realização da Prefeitura Municipal de Petrolina e da Editoras Andelivros.

Confira a programação completa no site do evento: petrolina.pe.gov.br/flisertao.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome