Estudantes da Univasf fazem paralisação contra mudanças nos itinerários do transporte estudantil

0

Estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) estão realizando neste momento uma manifestação pacífica contra os novos itinerários do Transporte Estudantil Intercampi, divulgados na quarta-feira (22), pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae). O ato está acontecendo nos Campi de Juazeiro-BA e Petrolina-PE.

De acordo com as informações dos estudantes, logo no início da manhã, os manifestantes impediram a saída dos ônibus, em Juazeiro, paralisando assim, as aulas e atividades. Os campi de Juazeiro e Petrolina (centro), estão com blocos de aulas trancados com cadeados e os portões fechados, permitindo apenas a entrada de pedestres.

As ações foram deliberadas ontem (23), durante assembléia estudantil realizada no Campus de Ciências Agrárias. “Como decidido pela maioria, hoje (24) os portões do Campus Juazeiro (de onde saem os ônibus) foram trancados de manhã cedo objetivando uma paralisação das aulas e atividades em função da presença dos alunos dos três campi na reunião da Câmera de Assistência Estudantil (CAE)”, declararam.

A reunião está marcada para acontecer às 9h, na sala da de reuniões da reitoria, localizada Campus de Petrolina (centro). Os estudantes informam  ainda que alguns ônibus sairão de Juazeiro em direção a Petrolina levando alunos para a reunião.

As mudanças nos itinerários estão previstas para acontecerem no próximo dia 03. “Eles já informaram que vão tirar ônibus e pontos de paradas. Isso vai afetar de forma negativa a vida de muitas pessoas. Os estudantes do Campus de Ciências Agrárias são os mais afetados pelas mudanças, pois os estudantes que moram em bairros distantes não terão como chegar aos campus para assistir aula e vão acabar desistindo dos cursos. Que futuro teremos sem qualificação com o país que a gente tem hoje? “, questionaram os estudantes.

Ontem (23), a reitoria da Univasf divulgou a seguinte nota:

Em virtude dos questionamentos sobre os novos itinerários do Transporte Estudantil Intercampi divulgados ontem (22), a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) irá reavaliar os percursos, com o objetivo de analisar algumas sugestões para melhor atender os estudantes do Campus Ciências Agrárias (CCA). A Proae enfatiza que as rotas do transporte precisam passar por ajustes visando à manutenção do serviço, como vem sendo informado às representações discentes desde 2016. As mudanças entrarão em vigor a partir de 3 de setembro, quando os ônibus passarão a fazer percursos mais diretos e com menos pontos de parada. Os itinerários definitivos serão divulgados em breve.

Da Redação Por Yonara Santos

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome