Prefeitos da região discutem implantação do Serviço de Inspeção Municipal nos municípios com compõem o Constesf

0

Nesta quinta-feira (23), os prefeitos dos municípios que compõem o Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) reuniram-se em assembleia para discutir a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Estavam presentes o Prefeito de Canudos e Presidente do Constesf, Genário Rabelo (Geo), o Prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, a Prefeita de Sento-Sé, Ana Passos, representantes dos municípios de Sobradinho, Uauá e Campo Alegre de Lourdes e representantes da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

O SIM é o serviço sanitário voltado para produtores familiares e tem a atribuição de inspecionar e fiscalizar agroindústrias que produzem e comercializam seus produtos a nível local. O objetivo do SIM é promover a saúde pública e a segurança alimentar de produtos de origem animal e seus derivados.

De acordo com Presidente do Constesf, a formalização da agroindústria promove  valorização e melhoria da qualidade dos produtos, possibilitando a ampliação do mercado. “O Constesf vai apoiar os municípios na constituição dos Serviços de Inspeções Municipais (SIM), proporcionando condições para apoio técnico e logístico, e contribuindo para o desenvolvimento de ações que favoreçam uma melhora na saúde pública referente a inspeção vegetal e animal. Além de criar condições para a instalação de estruturas de beneficiamento de produtos da agricultura familiar e patronal”, afirmou Geo.

Após a constituição do SIM, os municípios estarão aptos a solicitarem sua adesão ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária – Suasa, pois os produtos de agroindústrias inspecionados por um serviço de inspeção integrante do Suasa podem ser comercializados em todo o território nacional.

Ascom Constesf

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome