Festival ‘Movimentos em TRANSito’ acontece em Petrolina-PE e Juazeiro-BA

0

Cinema, Dança e Artes Visuais são as linguagens utilizadas para discutir temas atuais em uma programação totalmente gratuita. O festival ‘Movimentos em TRANSito’ realiza atividades artísticas para dar visibilidade e representatividade às questões de gênero e sexualidade. As ações seguem até o dia 09 de setembro, ocupando espaços de Petrolina-PE e Juazeiro-BA.

De acordo com um dos idealizadores do projeto, Lennon Raoni, a ideia é lançar questões sobre sobre a vida contemporânea, trazendo temas da vivência trans, travestilidades, arte e política. “Ao invés de fazer apenas debates, fazemos um festival com toda uma programação voltada para o público LGBT. Na região ainda não existia um evento desse tipo. Queremos dar mais visibilidade e representatividade a estas questões, que necessitam ser faladas”, explica.

A programação, que teve início no dia 18 de agosto, teve uma exibição de cinema em parceria com o projeto Cine Raiz, nesta sexta-feira (24), no Janela 353. O público foi convidado a assistir o longa-metragem ‘Uma Mulher Fantástica’, um drama do diretor Sebastián Lelio que conta a história de uma garçonete transexual que sonha em ser cantora, e também o curta ‘Sentimentos Gis’, um vídeo experimental do artista petrolinense Cleybson Lima que une dança e cinema. Após a sessão, houve um bate-papo com mediação de Rafael Sisant. Nesse domingo (26), o evento chega em Juazeiro com a abertura da exposição ‘Imaginário (In)visível’, no Centro de Cultura João Gilberto, às 19h. Na mesma noite, acontece o ‘Sarau das Bee’.

A partir da quarta-feira (29), haverá uma temporada de apresentações do espetáculo ‘Sentimentos Gis’, no Teatro Dona Amélia do Sesc Petrolina. O trabalho de dança, que parte da história da transexual brasileira assassinada na Europa Gisberta para falar da vida de pessoas marginalizadas por condições sexuais, fica em cartaz até o domingo (09), sempre às 19h, de quarta a domingo.

As apresentações serão seguidas por mesas-redondas, entre os dias 29 e 31/08.  A quarta (29) traz como tema as “Narrativas em trânsito” com os autores do livro livro que será lançado na mesma noite, “Educação, gênero e diversidade sexual”, Antonio carvalho, Elder luan, Pedro Paulo Souza Rios e Lícia Loltran. Na quinta (30) Samara Paes e Cássia Príncipe se reúnem para falar sobre “A invisibilidade do HIV”. Encerrando as conversas, na sexta (31), Gilmar Santos e Juliano Varela falam sobre “O cárcere da educação e política da censura”. A mediação das três mesas ficam por conta do artista Rafael Sisant.

PROGRAMAÇÃO:

26/08  Domingo

Abertura da Exposição Imaginário (In)visível  (16 anos )

Saraum das Bee no Centro de Cultura João Gilberto, às 19h.

29/08 Quarta Feira

Espetáculo Sentimentos Gis, às 19h, no Teatro Dona Amélia

Mesa redonda “narrativas em trânsito” e lançamento do livro “Educação, gênero e diversidade sexual”, com Antonio carvalho , Elder luan , Pedro Paulo Souza Rios e Lícia Loltran. Mediação de Rafael Sisant.

30/08 Quinta Feira

Espetáculo Sentimentos Gis, às 19h, no Teatro Dona Amélia

Mesa redonda “ A invisibilidade do HIV” com Samara Paes e Cássia Príncipe e mediação de Rafael Sisant.

31/08 Sexta Feira

Espetáculo Sentimentos Gis, às 19h, no Teatro Dona Amélia

Mesa redonda “O cárcere da educação e política da censura ” com Gilmar santos e Juliano varela. Mediação de Rafael Sisant.

01 a 09/09

Espetáculo Sentimentos Gis, às 19h, no Teatro Dona Amélia

  • Oficina de dança ‘Corpo Em Transformação’

Sexta-feira (24), das 14h às 17h.

Sábado (25), das 09h às 12h.

Domingo (26), das  14h às 17h.

Espaço: Cine-teatro CEU das Águas, no Bairro Rio Corrente

Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome