Um salto: Educação de Sobradinho evolui e supera dados do IDEB

0

 

O município de Sobradinho contabiliza mais uma conquista no segmento da educação. Saiu ontem (3) o resultado do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica divulgado pelo INEP, órgão do Ministério da Educação e, segundo avaliação feita através da aplicação da Prova Brasil, houve uma evolução significativa nos dados do fundamental I e superação dos números do fundamental II.

A Prova Brasil foi realizada com alunos do 4ª, 5ª (Fundamental I) e 8º e 9º ano (Fundamental II) e objetiva  avaliar a qualidade do ensino. Participam da avaliação, no mínimo, 20 alunos matriculados nas séries avaliadas, com resultados disponibilizados por escola.

Em Sobradinho o índice observado para 2017 do 4º e 5º ano (Fundamental I), foi de 5.2. O município atingiu o índice de 5,1, que se comparado com os anos anteriores, registra uma enorme evolução, saindo de 3.8 em 2013 para 5,1 em 2017.

Outro destaque foi para os 8º e 9º anos (Fundamental II), quando Sobradinho ultrapassou o índice projetado pelo IDEB que era de 4.2. O município deu um salto e passou para 4.6.  Outra evolução, já que em 2013 contava com um índice de 3,3 e evoluiu para 4,6, em 2017.

A Secretária de Educação, Ducilene Kestering, comemorou o desempenho do município e ressaltou o empenho da gestão e da equipe pedagógica, que tem desenvolvido uma educação de qualidade social.

“É uma grande vitória do povo de Sobradinho. Em plena semana de organização dos trabalhos do Desfile Cívico recebemos essa excelente notícia. Isso é fruto do nosso trabalho, do empenho e perseverança por uma educação de qualidade a cada dia. A orientação do Prefeito Luiz Vicente é para que todos os esforços sejam empenhados na evolução de nossas práticas pedagógicas e para isso ele tem disponibilizado toda atenção à educação municipal. Prova disso, são esses resultados que agora comemoramos e nos estimulam a fazer cada vez mais e melhor. Parabenizo a toda nossa equipe da Secretaria de Educação, gestoras das escolas, professores, profissionais da educação. Evoluímos os dados do Fundamental I e superamos a meta do IDEB para o Fundamental II. Essa notícia merece uma comemoração E , estou muito feliz.”, comemorou Ducilene.

Sobre o IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.

O Ideb agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O índice também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para a educação básica, que tem estabelecido, como meta, que em 2022 o Ideb do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.

Ascom PMS

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome