Exame aponta negatividade para caso de difteria notificado em outubro em Juazeiro, diz SESAU

0

O exame realizado para apurar a suspeita de um caso de difteria, que teria sido notificado por uma unidade hospitalar de Juazeiro, deu resultado negativo. A informação foi repassada pela Secretaria de Estado da Saúde da Bahia (SESAB), através do Núcleo Regional de Saúde Norte, à Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) de Juazeiro.

Segundo a secretaria, todas as medidas preconizadas pelo Ministério da Saúde estão sendo adotadas em parceria com a SESAB, o Núcleon Regional e o Ministério.

A suspeita de notificação do caso de difteria foi repassada pela SESAU em 26 de outubro. Na época, a secretaria informou que as medidas protocolares cabíveis já estavam sendo tomadas.

Doença

A difteria é uma infecção do nariz e da garganta, considerada grave, mas que pode ser facilmente evitada por meio de vacina. A doença também é considerada rara no Brasil.

Os sintomas incluem dor de garganta, febre, inchaço dos gânglios linfáticos e fraqueza. A pessoa infectada também pode sentir calafrios, fadiga, febre ou mal-estar, falta de ar ou respiração ruidosa, erupções ou úlceras na pele, rouquidão ou dificuldade na fala, dificuldade em engolir ou dor.

Os tratamentos incluem antibióticos e uma antitoxina que neutraliza a toxina da difteria.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome