Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro-BA se manifestou sobre supostas irregularidades que estariam ocorrendo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O problema foi relatado em um documento produzido por funcionários do órgão.
“Foi observado um desfalque importante de médicos. O plantão funciona com apenas três médicos em diversas oportunidades, quando o legal seria funcionar com quatro profissionais. Observamos desfalques também na escala dos enfermeiros, que legalmente seriam necessários dois, mas em alguns dias, tem ficado apenas um”, diz um trecho do relato. Ainda de acordo com os funcionários, o funcionamento do serviço está aquém do que é previsto e custeado com os recursos públicos.
O documento foi enviado e protocolado no Ministério Público da Bahia, Ministério Público Federal, Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro, Câmara Municipal de vereadores, Justiça do Trabalho e Conselho Regional de Enfermagem da Bahia. “Diante da situação levantada, registramos os fatos para que os órgãos responsáveis tomem as providências de forma breve, para que o SAMU siga prestando serviços de forma adequada aos usuários”, finalizaram os funcionários. (Veja aqui a denúncia completa)
Em resposta, a SESAU admitiu que o serviço precisa ser melhorado e que os problemas já estão sendo solucionados. Veja a nota na íntegra:
NOTA SESAU
A área da saúde enfrenta problemas crônicos em todo o Brasil e, em Juazeiro, as dificuldades não são menores. O município, por ser referência na região norte do Estado, recebe as demandas de atendimento de mais de 50 municípios entre Bahia e Pernambuco, superlotando assim os serviços municipais de atendimento.
Os serviços essenciais estão acontecendo, mas a SESAU está ciente de que precisa melhorar e não tem medido esforços para isso. Os problemas enfrentados diariamente pelas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) já estão sendo solucionados para que tudo volte à normalidade.
Quatro novas ambulâncias para o SAMU foram adquiridas e serão entregues na manhã desta terça-feira, 13, em frente ao Paço Municipa reforçando e ampliando o serviço.
Já o quadro de funcionários passa por revisão para que o mesmo seja preenchido de acordo com a necessidade, bem como as outras demandas que influenciam na prestação de socorro aos munícipes.
A SESAU reforça seu compromisso em melhorar a qualidade da saúde em Juazeiro.
Da Redação