Petrolina: ação intensifica testes rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C

0

(foto: reprodução/internet)

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Petrolina estará promovendo nesta sexta-feira (30), uma ação gratuita de testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Serão realizados testes rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C e orientações preventivas sobre as infecções.

Os testes serão realizados das 7h às 17h e serão feitos de forma rápida, gratuita e com total sigilo e discrição. O resultado sai em cerca de 30 minutos.

A atividade é alusiva ao “Dia Mundial de Combate à Aids “, celebrado no dia 1º de dezembro, e faz parte da campanha nacional que visa intensificar as ações de prevenção à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, em Petrolina, entre janeiro e novembro de 2018, foram registrados 142 casos de HIV pelo CTA. Quando há a confirmação da doença, o paciente inicia o tratamento com antivirais de forma gratuita no Serviço de Assistência Especializada (SAE), local anexo ao CTA.

A AIDS é uma doença causada por esse vírus, geralmente por contato sexual desprotegido com pessoa contaminada, mas pode ser também transmitida por transfusão sanguínea e compartilhamento de objetos perfurocortantes. Ainda não há cura, mas há tratamento com medicamentos que reduzem a progressão da doença.

O CTA/SAE está situado na rua Joaquim Nabuco, s/n, em frente ao Hospital Dom Malan/IMIP. O funcionamento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome