Sobradinho: Secretaria de Saúde elabora estratégias de combate ao uso irregular da água do esgotamento sanitário para irrigação e pecuária

0

Na última quarta feira (27), a Secretaria de Saúde realizou uma reunião com diversos órgãos do município, para debater o uso irregular da água do esgotamento sanitário para irrigação e pecuária.

O encontro foi provocado a partir de uma denúncia anônima de que um proprietário de uma roça na Vila São Francisco, estaria reutilizando a água do efluente de esgoto sanitário para irrigação. Após a denúncia, uma equipe da saúde foi até o local e constatou o fato, inclusive registrando que a tubulação foi danificada. O proprietário foi notificado.

De acordo com a Coordenadora de Epidemiologia Clarissa Gracia, esta prática é danosa a saúde pública e ao meio ambiente e serão adotadas medidas para combatê-la.

“ Infelizmente essa prática é comum e nociva ao meio ambiente e a saúde pública, pois utiliza-se água potencialmente contaminada por agentes patogênicos, que são os agentes infecciosos e outras substâncias químicas. Nós, enquanto instrumento de saúde, estamos buscando soluções pactuadas para este problema, ressaltando e proporcionando a proteção da população contra eventuais riscos e agravos a saúde. Iremos trabalhar em conjunto nesta força tarefa de combate às doenças, faremos um trabalho de proteção as pessoas que trabalham no local ou tem contato com essa água”, afirmou Clarissa.

O Coordenador da Vigilância Sanitária Clésio Luiz dos Santos alertou sobre o problema.

“Precisamos fortalecer e intensificar o combate a essa prática. Segundo nossas pesquisas, observamos que não é uma ação apenas da pessoa denunciada, mas também de outros proprietários de roças próximas. A resolução 375 de 2006 do CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente, nos orienta que o lodo sanitário é impróprio para o processo de irrigação. Com atitudes irregulares como essa, a população pode ficar vulnerável a contrair doenças infectocontagiosas”, afirmou Clésio.

A Secretária de Saúde Maysa Sanjuan ressaltou que o município irá enfrentar esta prática antiga e recorrente, com o rigor da lei.

“Precisávamos nos reunir no sentido de procurar caminhos para resolver de uma vez essa situação, que não é de apenas uma propriedade, mas sim de tantas outras. Isso acontece aqui em Sobradinho desde a década de 80. Nossa gestão já fez vários encaminhamentos e adotou providências mais amistosas, como conscientizar os donos de propriedades, mas há uma reincidência que precisa ser combatida com rigor.Infelizmente alguns agricultores utilizam áreas no entorno da sede do município, que foram ocupadas, e usam os efluentes dos esgotos originados das Vilas Santana e São Francisco, que são águas contaminadas, carregadas de bactérias, metais pesados, poluentes, reutilizando para explorar culturas de ciclo curto, o que pode trazer grandes danos a saúde pública. Vamos adotar medidas de enfrentamento e estratégias imediatas, a curto, médio e a longo prazo”, finalizou Maysa Sanjuan.

Os infratores serão notificados, existindo alguma resistência, a documentação será encaminhada para o Ministério Público para serem tomadas as devidas providências.

Participaram do encontro, representação do SAAE, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Leneíldo Monteiro, o Secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Moacir Torres, o veterinário do NASF e as coordenações de Epidemiológica, Atenção Básica e Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde.

Ascom PMS

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome