Secretaria de Saúde de Petrolina diz que paciente vítima de gripe viajou para a Bahia antes de apresentar sintomas

0

 

Após a Secretaria Estadual de Saúde informar que a primeira vítima de gripe deste ano em Pernambuco, residia em Petrolina, Secretaria de Saúde do município se manifestou sobre o caso.

De acordo com o órgão,  investigações epidemiológicas constataram que foi um caso importado. A Secretaria esclareu que o empresário de 50 anos, viajou para duas cidades baianas, antes de apresentar os sintomas.

A vítima morreu no dia 18 de fevereiro por influenza A não subtipada, ou seja, o exame laboratorial não detectou se o homem teve H1N1 ou H3N2.

Veja a nota da Secretaria de Saúde de Petrolina:

 

Com relação à 1a morte por influenza, confirmada pela Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco nesta sexta-feira (03), a Secretaria de Saúde de Petrolina informa que recebeu notificação do Hospital Neurocardio no dia 05 de fevereiro de 2019 de um caso suspeito de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O paciente, um empresário de 50 anos, apresentou piora do quadro clínico com evolução para óbito no dia 18 de fevereiro. A hipótese diagnóstica foi SRAG.
Após investigação epidemiológica constatou-se que foi um caso importado. O paciente viajou para o município de Chorrochó, na Bahia no dia 24 de janeiro, retornando à Petrolina no dia 28 de janeiro, sem apresentar nenhum sintoma. No dia subsequente, viajou para Inhambupe, também na Bahia, retornando no dia 31 de janeiro para Petrolina. No dia 3 de fevereiro, o mesmo começou a apresentar sintomas característicos de um resfriado, evoluindo com agravamento do quadro, o que culminou no óbito no dia 18 do referido mês.

Prevenção

Em Petrolina, a Unidade de Saúde Amália Granja, na Vila Mocó, será o local de referência para a cerimônia de abertura oficial do ‘Dia D’. Paralelo a isso, todas as unidades de saúde também estarão funcionando, das 8 às 17h na zona urbana, e das 8h às 13h na zona rural.

Os pacientes devem levar o documento de identificação e, se possível, o cartão do SUS. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza teve início no último dia 10 de abril e segue até o próximo dia 31 de maio.

 

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome