Deficiente relata dificuldade para obter laudo médico na CIRETRAN de Juazeiro

1

(foto: ilustrativa/internet)

Pessoas com Deficiência (PcD) ou com mobilidade reduzida que desejam tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH)  precisam passar por exame médico com profissional especializado, para avaliar as condições pelas quais o cidadão poderá dirigir. Para renovar o documento ou realizar a alteração da CNH comum para uma CNH especial, também é preciso passar por avaliação com a junta médica do Detran. Entretanto, alguns cidadãos enfrentam dificuldades para realizar o procedimento.

É o caso de Jonas Alves, 24 anos, cadeirante, que há cerca de um mês esta tentando obter a CNH especial na 8ª Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN), em Juazeiro, norte da Bahia. Ele sofreu um acidente em 2017 e só pode voltar a dirigir neste ano de 2019, após autorização médica e realizar adaptações no automóvel. Entretanto, sua carteira está vencida desde o ano passado.

“Na época não renovei pois eu não estava dirigindo. Mas agora preciso para me deslocar até a fisioterapia, para ir estudar e fazer outras atividades. Não posso depender de minha mãe, pois ela também tem a vida dela. Preciso me habilitar novamente”, disse.

O estudante está tentando trocar o documento pela CNH especial. Ele contou que comprou o laudo médico no dia 19 de junho, e passou por uma consulta médica no dia 25 de junho. No dia seguinte, Jonas se dirigiu à CIRETRAN, para entrar com o pedido de renovação. Lá, foi informado que necessitaria passar por avaliação da junta médica do órgão, para obter o laudo pericial.

“Entretanto, me falaram que não tinha previsão de quando a junta médica viria para cá (Juazeiro), e que desde o ano passado que eles não vêm para a cidade. O funcionário me recomendou que eu aguardasse ou fosse para Salvador, para passar pela avaliação”, contou Jonas, que continua tentando obter uma resposta do órgão. “Toda essa situação está me prejudicando”, finalizou.

O PNB está em contato com a direção da Ciretran/Detran.

Da Redação por Thiago Santos

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome