Petrolina está em situação de médio risco de infestação pelo Aedes aegypti, aponta levantamento

0

(foto: divulgação)

O resultado do Levantamento Rápido de Índice de Infestação para o Aedes aegypti (LIRAa) foi divulgado pela prefeitura de Petrolina, no Pernambuco, nesta segunda-feira (15).  De acordo com os dados, o município continua em sinal de alerta: o índice geral permanece em 2,1%. Com esse resultado, Petrolina se mantém em situação de médio risco de infestação para os agravos causados pelo Aedes aegypti.

A pesquisa foi realizada na primeira semana deste mês de julho pelos Agentes de Combate às Endemias que fizeram vistorias nos estabelecimentos residenciais e comerciais em diversos bairros da cidade. Os bairros mais preocupantes são os que apresentam índice de infestação de 5,7% como o Dom Avelar; São Jorge; São Joaquim e Terras do Sul. Em segundo lugar, com 3,7%, estão São Gonçalo; Jardim Petrópolis; Cohab VI e Vila Chocolate.

No primeiro semestre deste ano, a secretaria notificou 1.416 casos de dengue. Destes, 62 foram confirmados. Para a Zika, tiveram 99 notificações e duas confirmações. Já a chikungunya foram 151 casos notificados e dois confirmados.

O LIRAa é realizado a cada dois meses e serve como instrumento de monitoração dos locais com maiores infestações dos ovos e larvas do mosquito, responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zika. A falta de atenção da população com recipientes que acumulam água, dentro das próprias casas, contribui para que o município permaneça em sinal de alerta, segundo a Vigilância Sanitária.

Ações

Diariamente, os agentes de combate às endemias realizam visitas nos bairros à procura de focos do Aedes, fazem trabalhos educativos e atendem denúncias. Nas últimas semanas, a Secretaria de Saúde vem intensificando o trabalho, através de uma força- tarefa atendendo, em forma de mutirão, diversas áreas do município.

Durante as atividades, que acontecem, principalmente, nos finais de semana, a população recebe orientações e os agentes fazem a eliminação de possíveis criadouros e nas áreas com casos suspeitos notificados realizaram o bloqueio transmissão.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome