Estabelecimento comercial é fechado no Residencial Juazeiro1- Itaberaba e moradores protestam; Prefeitura responde

1

[new_royalslider id=”152″]

(Fotos: Moradores)

 

Moradores do residencial Juazeiro I, no bairro Itaberaba, em Juazeiro-BA, procuraram a redação do Portal Preto No Branco para reclamar de uma ação da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB), realizada na última quarta-feira (17), em conjunto com a Guarda Municipal e a Polícia Militar, que interditou um estabelecimento comercial do bairro.

“De forma grosseira interditaram o estabelecimento Parada Obrigatória e levaram todo o material de trabalho dos proprietários, que tiveram um enorme prejuízo. Nós moradores estamos revoltados com a situação, pois eles são  trabalhadores, que agora estão impedidos de trabalhar. Além disso, o local era um dos poucos pontos de lazer que tínhamos no bairro. Um espaço aconchegante, familiar, que não nos incomodava. É uma injustiça!”, declarou uma moradora.

Os moradores acusaram ainda a Prefeitura de Juazeiro de perseguição. “Alegaram que o estabelecimento não possui alvará de funcionamento, mas sabemos que nenhum estabelecimento do residencial possui essa liberação. Por tanto, queremos saber o motivo pelo qual o Parada Obrigatória foi o único interditado?”, questionou outro morador.

Uma manifestação, que deve acontecer neste final de semana, está sendo organizada pelos moradores. “No dia da interdição nós fechamos a rua do estabelecimento contra a ação da prefeitura e vamos continuar protestando até que essa injustiça seja desfeita”, finalizaram.

O PNB encaminhou as reclamações para a SEMAURB e, em nota, o órgão afirmou que desde agosto de 2018 o Ministério Público tem solicitado, mediante ofícios enviados à Secretaria, o cumprimento  das notificações relacionadas à interdição do estabelecimento, em decorrência de perturbação do sossego dos moradores e poluição sonora.

“Após visitas dos fiscais da Semaurb ao estabelecimento, o proprietário foi notificado, porém, o mesmo descumpriu a notificação e continuou exercendo a atividade de forma irregular. Ao todo foram três notificações até a interdição e ainda assim o bar continuou aberto, como comprovado em duas visitas da fiscalização neste mês de julho. Não havendo, portanto, outra alternativa que não fosse a apreensão de todo o material do referido estabelecimento”, declarou o órgão.

A SEMAURB afirmou ainda que a ação teve como objetivo assegurar o ordenamento na cidade. “Estamos trabalhando preventivamente com diálogos e orientações. Mas neste caso da apreensão no estabelecimento do Juazeiro I, foram esgotados todos os esforços e providências para ajustamento por parte do proprietário, sem sucesso. Além disso, o Ministério Público já havia recebido inúmeras denúncias por parte dos moradores e por isso determinou à secretaria o cumprimento do TAC para finalização das atividades no local, prezando assim pelo ordenamento e também pelo sossego dos demais munícipes”, concluiu.

No entanto, o órgão não se manifestou sobre o funcionando irregular de outros estabelecimentos do local, que continuam funcionando normalmente.

Da Redação por Yonara Santos

1 COMENTÁRIO

  1. Eu sou vizinho e não vejo perturbação nenhuma
    Como eles descreve o vizinho de cima dele que fica fazendo essas denúncias .
    Pq os fiscais não vem ver como funciona pra saber o parecer vem e interdita ,quer dizer se eu quizer ver o mal de uma pessoa é só chega denúncia e pronto vcs vao e prender

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome