Secretária de Saúde se reúne com professores veterinários e ONG para discutir saúde animal em Juazeiro

1

(foto: divulgação/SESAU)

Professores universitários dos cursos de medicina veterinária das Universidades Federais do Vale do São Francisco (Univasf) e do Paraná (UFPR), além da diretora da Fundação Proteger, organização não governamental (ONG) de proteção aos animais, se reuniram com a secretária da saúde de Juazeiro, Fabíola Ribeiro, para discutir possíveis soluções para a questão de sanidade animal no município.

O encontro debateu sobre políticas públicas para a causa animal e definiu as ações que a a SESAU, junto a esses órgãos, deve tomar para viabilizar a construção de várias mãos para estabelecer uma política pública que tenha sustentabilidade para causa animal no município.

Os docentes comentaram sobre projetos de pesquisas e extensão que devem ser implantados no município ainda nesta gestão. O professor da Univasf Alexandre Redson Soares da Silva, que possui estudos sobre Leishmaniose Visceral Canina e Saúde Pública, explica como o encontro beneficiará a população de Juazeiro. “Vamos ajudar o município com projetos de extensão e já temos um em vigência. Acredito que essa parceria entre a UFPR, o município de Juazeiro e a Univasf vai ser oportuna e boa tanto para a sociedade quanto para os animais e o meio ambiente, uma vez que vamos tratar de uma saúde única”, disse Alexandre.

Convidado pela Univasf, o professor da UFPR Alexander Welker Biondo diz que Juazeiro está diante de um projeto pioneiro no estado e, quem sabe, até no Nordeste. “As ações devem inserir na rede de ensino básico a questão da guarda responsável, dos maus tratos, para alunos do 3º e 5º ano os cuidados dos animais, para evitar a zoonose. Vamos sugerir aos vereadores que trabalhem numa lei para evitar os maus tratos e, que seja realizado o concurso Veterinário Mirim, que já é realizado em várias cidades no sul, onde as crianças de forma lúdica fazem desenhos, redações ou frases premiadas no dia do veterinário”, pontuou Alexander.

Naiana Santos, diretora da Associação Proteger – fundada há seis anos e que atua no resgate e cuidado de cães e gatos em Juazeiro e Petrolina, acredita na ideia de que a educação dos mais jovens é a porta de entrada para que as informações se disseminem. “O ideal é começar com a conscientização das crianças, adolescentes e jovens e essas informações chegarem até as suas casas e toda a comunidade. Partindo de um pressuposto que a mudança comece dentro do lar, e assim chegue ao município, cidade e o bairro onde aquela família está inserida”, frisou Naiana.

Da Redação

1 COMENTÁRIO

  1. Na audiência publica sobre ANIMAIS na câmara de vereadores no inicio de Junho, a maioria dos vereadores nem la ficaram……. pra criar mais lei???
    Ela já existe 9605/98….. Em Juazeiro nem o Canil/Gatil funciona… e na audiência publica ficou bem claro q não tem previsao… Mais uma reunião pra enganar os protetores… E nossa divida só aumenta nas clínicas veterinárias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome