Rui diz que consórcio do Nordeste deve votar criação de substituto do Mais Médicos

0

(foto: reprodução)

O governador da Bahia, Rui Costa, afirmou que a reunião do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Sustentável do Nordeste, chamado de Consórcio Nordeste, deve votar nesta segunda-feira (29) a proposta de criação de um programa em substituição ao Mais Médicos.

A ideia surgiu após profissionais cubanos deixarem o programa, o que afetou várias cidades dos estados com a falta de médicos. A reunião do consórcio formado por governadores nordestinos, a primeira após a iniciativa ser formalizada como personalidade jurídica, acontece no Centro de Operações e Inteligência, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

“Hoje nós devemos submeter à aprovação a proposta para um programa de formação de médicos, de ocupação de vagas não preenchidas depois do Mais Médicos e também da formação de médicos especialistas”, afirmou o governador sem, no entanto, dar mais detalhes sobre a formatação da proposta.

Outra questão que está na pauta dos governadores é a aprovação de compras coletivas pelos estados, principalmente para itens das áreas de saúde e educação.

“A formação de compras conjuntas deve trazer uma economia grande para cada estado do Nordeste. Estamos estimulando até que fornecedores internacionais possam concorrer e participar diretamente dessa licitação. Temos um otimismo grande que conseguiremos reduzir despesas dos estados e sobrar recursos para investir na atenção básica”, explicou Rui.

Os governadores ainda pretendem fazer uma agenda internacional de viagens, para apresentar a investidores de outros países projetos de obra de infraestrutura, em uma tentativa de captação de recursos junto à iniciativa privada.

“Faremos hoje um calendário de agenda internacional. Vamos fazer uma viagem internacional em novembro para a Europa, para visitar quatro países: Alemanha, Itália, Espanha e França, onde queremos apresentar oportunidades de negócios, de obras para todos os estados do Nordeste. Depois viagem para a Ásia, na China e na Coréia, e também a Rússia. Nosso objetivo é alavancar as oportunidades de negócios”, disse Rui.

BNews

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome