Em protesto com participação inexpressiva, manifestantes acusam gestão municipal de Juazeiro de má prestação dos serviços de saúde

0

(foto: arquivo)

Alegando má prestação dos serviços de saúde pela gestão municipal de Juazeiro, manifestantes realizaram um protesto na manhã desta segunda-feira (23). O grupo se concentrou em frente ao Paço Municipal, sede do governo, por volta das 9h da manhã.

Apesar do convite ter circulado nas redes sociais , desse o final da semana passada, a participação popular no protesto à saúde em Juazeiro, foi inexpressiva. Lideranças cobraram maior participação da comunidade juazeirense e fizeram críticas ao governo municipal.

O movimento, intitulado “Caminhada pela Saúde”, cuja coordenação não foi identificada, alega que a falta de medicamento, exames e médicos, o fechamento do Hospital da criança, casos de negligências médicas, a falta de Unidades Básicas de Saúde (UBS), e o atendimento na UPA 24 horas e no Hospital Regional, são as principais queixas da comunidade. O grupo também alega que o município recebeu em 11 anos 1 bilhão de reais, destinados para investimentos na saúde e questiona o uso do recurso.

Em entrevista ao PNB, no último sábado (21),  Secretária Municipal de Saúde de Juazeiro, Fabíola Ribeiro, afirmou gestão recebe, anualmente, o repasse de cerca de 100 milhões de reais, do Governo Federal, “um valor que prova o quanto a saúde do município é subfinanciada”, afirmou a gestora.

“O certo é que há um subfinanciamento na saúde, e Juazeiro sofre como sofrem os demais municípios brasileiros, com a falta de recursos para uma área tão complexa e com tantas demandas. E o prognóstico não é bom, pois o governo Bolsonaro já anuncia sua intenção em congelar os investimentos na saúde. Os municípios ficam na ponta dos serviços e são os alvos mais fáceis das críticas e incompreensões por parte da população, sobretudo daqueles que não têm boa vontade para tentar compreender as dificuldades. O que posso garantir é que o município de Juazeiro tem buscado soluções, tem investido mais do que preconiza a legislação, tem se empenhado em fortalecer a rede e mantém a duras penas, essa engrenagem funcionando. Se não conseguimos a excelência que gostaríamos no atendimento a população, estamos fazendo mais do que o possível para ofertar os serviços e atender as demandas. É fácil criticar, quando se ver de longe. O Prefeito Paulo Bomfim e eu, como secretária de saúde, não descansamos na missão de promover uma saúde melhor para Juazeiro, somos comprometidos e sérios na administração dos recursos. Disso todos tenham certeza”, finalizou Fabíola Ribeiro.

(Veja a entrevista completa aqui)

A SESAU não se manifestou sobre o protesto.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome