Juazeiro adere à Década Estadual Afrodescendente para promover a proteção e o cumprimento dos direitos humanos da população negra

0

(foto: divulgação)

Foi realizada nesta terça-feira (22), no auditório da Câmara de Vereadores, a cerimônia de adesão do município de Juazeiro à “Década Estadual Afrodescendente”, compromisso da Organização das Nações Unidas (ONU) e foi instituída para o período de 2014/2024. O objetivo principal da Década é promover o respeito, a proteção e o cumprimento dos direitos humanos da população negra.

A adesão do Estado da Bahia aconteceu em 2015, através de decreto do Governo do Estado, prevendo, entre outras coisas, a efetivação da política de promoção da igualdade racial e a eliminação do racismo e de intolerâncias correlatas.

A presidente do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial (COMPIR), Márcia Guena, elogiou a iniciativa da prefeitura. “A morte da juventude negra cresceu 400% nos últimos anos. Morrem todas as raças, todos os dias, mas nós morremos mais. Por isso, parabenizo a secretaria e a gestão municipal por estar conosco nesta luta. Temos avançado apesar da política retrógrada do governo federal, temos resistido e esse é um passo importante para a população negra”.

Dando início às ações da Década, foi instituído um Grupo de Trabalho Intersetorial que deve articular e integrar as ações de Governo que tenham relação com a promoção da igualdade racial e já previstas em instrumentos normativos vigentes, a serem implementadas ao longo da Década.

O grupo será coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), formado por gestores municipais das secretarias afins e por representação do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial (COMPIR), e poderá criar comissões temáticas, divididas em linhas de ação e subgrupos de trabalho, com a participação de representantes de outros órgãos e entidades, públicos e privados, sempre que constar temas de suas áreas de atuação.

A cerimônia contou com grande participação de povos de terreiros, autoridades locais, além da secretária estadual de Promoção da Secretaria De Promoção Da Igualdade (SEPROMI).

Ainda na ocasião, foi realizada a adesão dos municípios do Território Sertão do São Francisco ao Fórum de Gestores da Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome