Diretor do Procon/Juazeiro-BA orienta sobre emissão de conta de água antecipada

1

Alguns moradores de Juazeiro-BA entraram em contato com a redação do PNB para reclamar da antecipação na entrega da conta de água, referente ao mês de dezembro. Eles questionaram se o Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE tem o direito de emitir contas em um mês com vencimento e consumo referentes ao mês subsequente.

“Acabamos de pagar a conta do mês de novembro e eles já enviaram outra cobrança de dezembro. Como podem saber quanto os moradores vão consumir durante todo o restante do mês de novembro, até a data de vencimento em dezembro? Além disso, a conta veio mais cara que os outros meses. Só taxa de esgoto aumentou 50%. Isso é um absurdo”, declarou uma moradora do bairro Itaberaba.

O assunto também foi abordado nessa terça-feira (19) durante transmissão ao vivo do Programa Palavra de Mulher/Web, que entrevistou o diretor do Procon de Juazeiro, Ricardo Penalva. Na ocasião, internautas também reclamaram da cobrança antecipada.

O que os consumidores devem fazer para coibir essa ação do SAAE?”, questionou Manoela Melo Ribeiro.

Em resposta, Penalva explicou que de acordo com a lei, em casos específicos o SAAE pode emitir contas com a média dos valores cobrados em meses anteriores e antecipar o envio da cobrança. “Mas essa ação não pode ser feita de forma aleatória. Por exemplo, um dos casos permitidos é se o hidrômetro da residência estiver com um problema, que não tenha sido causado pelo consumidor. Outro caso permitido é quando o profissional que vai aferir o consumo tem dificuldade de acesso ao hidrômetro. E o terceiro caso é quando existem problemas financeiros no órgão responsável pelo fornecimento de água, como por exemplo uma greve, ou dificuldade para a compra de aparelhos que aferem o consumo. Então, se não houve uma destas justificativas, essa cobrança se torna abusiva e o consumidor pode sim denunciar no Procon ou no Ministério Público”, afirmou.

Penalva ressaltou ainda que nestes casos, o Procon precisa ser procurado pelo consumidor para poder fiscalizar a ação, já que os danos são ligados diretamente ao consumidor. “Então, caso o consumidor sinta-se lesado pela emissão antecipada da conta ou pelo aumento da conta, ele pode nos procurar e prestar uma queixa, para que a gente abra um processo administrativo e peça esclarecimentos do SAAE”, finalizou.

Veja a entrevista na íntegra:

Semana passada, alguns consumidores também entraram em contato com o PNB para reclamar do aumento em sua conta conta de água do mês de outubro. “Aumentou mais de R$ 40, 00, e meu consumo é o mesmo. Nada mudou na minha rotina”, relatou a dona de casa Cleise Oliveira .

Em nota, o SAAE negou que tenha havido algum reajuste na tarifa e disse que o órgão está fazendo a substituição de alguns hidrômetros que já não estavam fazendo a leitura com precisão e isso pode ocasionar alguma alteração, visto que o equipamento passa a medir o consumo real. “Antes, o usuário levava até 20 dias para receber a conta. Com o novo sistema, a leitura e impressão são feitas no mesmo momento facilitando o serviço do leiturista e a possibilidade de o usuário acompanhar todo o processo e, caso tenha alguma observação já pode ser feita na hora”, diz a nota – leia na íntegra.

O PNB entrou em contato, novamente, com o SAAE para solicitar esclarecimentos sobre a reclamação dos moradores em relação a chegada de duas contas, em um mesmo período e sobre o números de hidrômetros que foram substituídos pelo órgão. Não recebemos respostas até o fechamento desta matéria.

 

Da Redação

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome