Moradores de 60 bairros de Petrolina-PE passaram o feriado de Natal deste ano sem água nas torneiras. Além dos transtornos enfrentados ontem (25) pelo problema, os consumidores atingidos ainda devem continuar sem o abastecimento até as próximas 48 horas.
Por conta da interrupção do serviço sem aviso prévio, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) foi notificada nesta quinta-feira (26), pelo Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon). O órgão fiscalizador informou que recebeu diversas denúncias da população.
Agora, a Compesa terá um prazo de até dez dias para apresentar os esclarecimentos ao Prodecon. A multa poderá chegar a mais de R$ 2 milhões.
Segundo o diretor presidente do órgão vinculado à Prefeitura de Petrolina, Dhiego Serra, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, qualquer empresa ou companhia que preste algum tipo de serviço para o funcionalismo público, deve ter a capacidade de fornecê-lo de forma adequada, eficiente , segura e contínua.
“Essa é uma situação que vem se repetindo com frequência no município, porém, desta vez, a situação foi muito crítica, além do período de dois dias e a quantidade de bairros sem o abastecimento, muitos petrolinenses foram prejudicados em suas tradicionais comemorações de Natal e isso é uma falta de respeito com os consumidores“, frisou.
De acordo com a Compesa o problema se deu após um curto-circuito atingir o sistema elétrico da captação de água tratada da companhia. O órgão declarou que as equipes já estão trabalhando no reparo do dano.
A Compesa disse ainda que devido a complexidade dos serviços, o prazo de conclusão da intervenção, que estava previsto para o período matutino de hoje (26), foi alterado para às 18h. Com isso, o abastecimento de água vai se regularizando gradativamente, e só deve normalizar totalmente até 48h depois.
Bairros com abastecimento suspenso:
Loteamento Recife, Vila Marcela, Vila Eulália, Areia Branca, Dom Malan, Caminho do Sol, Maria Auxiliadora, José e Maria, Mandacaru,Terras do Sul, Santa Luzia, São Jorge, Vila Débora , Loteamento Padre Cícero, Dom Avelar, São Joaquim, Monsenhor Bernardino, Loteamento Santa Barbara, Vivendas I e II, Buona Vita, Pedra Linda, Vale Dourado, Vila Esperança, Condomínio Mais Viver, Mais Viver Vinhedos, Centro, Jardim Amazonas, Alto do Cocar, Pedro Raimundo, Quati, Jardim São Paulo, Vila Eduardo, Vila dos Ingás, Loteamento Nossa Senhora Rainha dos Anjos, Alto Cheiroso, São José, Henrique Leite, Novo Horizonte, Jatobá , Carneiros, Cidade Universitária, Condomínio Água Viva, Condomínio Portal das Águas , Vila das Imbiras, Vila Mocó, Gercino Coelho, Km 2, Loteamento Arco-íris, Jardim Maravilha, Ouro Preto, Alto Grande, Antonio Cassimiro, Vale do Grande Rio, Cohab IV, V e Distrito Industrial.
Da Redação
A maior falta de respeito foi não publicizar em tempo hábil o problema crítico. Muitos incautos foram pegos de surpresa hoje, sem saber que desde ontem já faltava água. Mais uma vez, a COMPESA se escarnece da população, demonstrando o desprezo pela relação equilibrada entre consumidor e prestador de serviço.
Resta a Prefeitura desmoralizada mais uma vez.