Os professores contratados da Universidade de Pernambuco(UPE), Campus Petrolina, começaram o ano de 2020 sem salário. As aulas do semestre letivo 2019.2 foram encerradas no mês passado, porém a categoria só recebeu um terço do pagamento. De acordo com os professores, não há previsão de quando as demais parcelas serão pagas.
O contrato dos profissionais é baseado em horas trabalhadas e prevê pagamento parcelado em três vezes. A primeira deveria ter sido paga após cumprir 80 horas da carga horária, a segunda após 160 horas e a última após completada as 240 horas.
Em conversa com o PNB, um profissional que integra a comissão de professores contratados da UPE contou que até a semana passada, quem não havia recebido a primeira parcela do salário, teve o pagamento efetuado pelo setor financeira da universidade. Entretanto, os cerca de 15 profissionais, até o presente momento, não receberam a segunda e a última parcelas, e seguem sem nenhuma previsão.
“Essa falta afeta diretamente na questão do nosso trabalho, porque ficamos impossibilitados de desenvolver algumas atividades de campo, já que para algumas disciplinas utilizamos esse dinheiro para aluguel de ônibus e compra de materiais, já que a UPE não disponibiliza, alegando falta de recurso, e (afeta) também em casa. Ficamos impossibilitados de fazer comprar mantimentos, roupas, alimentação”, disse o profissional.
Carta de repúdio
A categoria assinou emitiu uma carte de repúdio direcionada à Reitoria da UPE, à direção do Campus Petrolina e ao corpo discente. No documento, os professores alegam que a instituição não tem honrado seu compromisso contratual referente ao semestre 2019.2, deixando diversos profissionais, que já enfrentam a precariedade existente no campus, sem o pagamento dos valores do referido ao semestre.
Os professores fizeram críticas ao Governo do Estado de Pernambuco e alegaram que a UPE é a única universidade que não realiza seleção simplificada condizente com a legislação trabalhista para contratação de professores (leia na íntegra).
A comissão de professores contratados da UPE aguarda um retorno positivo do setor financeiro da UPE. O PNB está em contato com a instituição.
Da Redação