Pais e estudantes realizam protesto contra fechamento de escola municipal em Itamotinga

0

(foto: reprodução/internet)

Pais e estudantes da Escola Municipal Coração de Jesus, situada na comunidade de Serra da Madeira, distrito de Itamotinga, zona rural de Juazeiro, Sertão norte da Bahia, realizaram na manhã desta sexta-feira (10) uma manifestação em frente ao Paço Municipal, sede do governo. O motivo do protesto é o fechamento da instituição de ensino.

Os pais e responsáveis alegam que o fechamento da escola municipal pode trazer prejuízos para a comunidade, e acrescentam que não possuem condições financeiras para arcar com as outras despesas. A proposta da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) é fechar a instituição, que possui pouco mais de 60 alunos, devido a infraestrutura precária. Os estudantes deverão ser remanejados para uma escola que fica a 13 km, na localidade de Baraúna, ou no NH 1, a 20km.

Após a manifestação, o prefeito Paulo Bomfim (PCdoB), acompanhado pela secretária de Educação e Juventude, Lucinete Alves, realizaram uma reunião com uma comissão de mais. Alguns pontos referentes à possível relocação de alunos da escola em outras unidades próximas da localidade e a necessidade de intervenção na estrutura a partir de relatório do setor de engenharia da prefeitura foram discutidos.

“A segurança física e o aspecto de aprendizagem serão sempre prioridade e tudo será definido conversando com a comunidade como tem sido desde o início”, disse a secretária que complementou ainda que tudo será definido a partir de um diálogo entre gestão e comunidade.

O prefeito enfatizou que não tem intenção nenhuma de acabar com escolas. “Nosso foco foi e sempre será a educação, mas precisamos ter uma estrutura de qualidade e sem risco para as crianças e profissionais. Estou à disposição para ir até a comunidade conversar com todos e resolvermos da melhor maneira possível”, afirmou.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome