Vacinação antirrábica está sendo realizada toda sexta-feira, em Juazeiro-BA

Vacinação antirrábica está sendo realizada toda sexta-feira, em Juazeiro-BA
(Imagem Ilustrativa)

 

Os donos de animais de estimação, residentes na área central e/ou bairros de Juazeiro-BA, podem levá-los a sede do Núcleo de Combate às Endemias, localizada na Avenida Carmela Dutra, nº 700, bairro Angari, para tomar a vacina antirrábica. A vacinação acontece toda sexta-feira,  no horário das 8h às 12h.

De acordo com a Secretaria da Saúde, a população deve ficar atenta ao transporte dos animais. Os cães necessitam de coleira e focinheira, e os gatos devem ser transportados em gateiras ou sacos de linho.

“Essas medidas são para garantir a segurança do animal e também das pessoas que venham ou não a ter contato com o animal durante a vacinação e o translado até o Centro de Saúde III.”, informou a SESAU.

A Superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta, lembrou que a vacinação é o meio de proteção do animal contra a raiva. “O principal objetivo é eliminar os casos de raiva humana que são oriundos da doença em cães e gatos. Este ano montamos um ponto fixo para que os donos possam levar seus animais. Lembramos ainda da importância de estar portando a carteira de vacinação do animal. Caso não possua, a secretaria através do setor de endemias estará disponibilizando para que haja o acompanhamento vacinal do animal”, explicou.

A SESAU destacou ainda os sintomas que devem ser observados em animais com a doença “Agressividade, mudança de comportamento, os animais ficam rodando em círculos, aversão à luz e baba com presença de espuma”.

Por fim, a Secretaria de Saúde orientou que “ao ser detectado um ou mais dos sintomas apontados é importante o contato com a Vigilância Epidemiológica através do WhatsApp (74) 99198 3057 para que uma equipe faça o recolhimento e tome as medidas cabíveis”.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.