(reprodução/internet)
A cidade de Petrolina, no Pernambuco, vai sediar pela primeira vez, o “Desafio Internacional de Judô Veterano”, no próximo sábado (1º). O evento vai acontecer no Centro de Artes Marciais Kodokan e será aberto para todos os clubes de judô do Vale do São Francisco, independente da graduação. Não é necessário inscrição prévia.
O evento acontece simultaneamente em todo Brasil. Judocas com idade acima de 30 anos se reunirão em academias espalhadas em 25 estados e o Distrito Federal, para um mega treino simultâneo. O evento consiste no treinamentos dos judocas veteranos e foi inspirado pelo “Dia Nacional de Veteranos”, oficializado pela Câmara Municipal de Santo André, em São Paulo, com realização do desafio a cada ano, em todo primeiro sábado de fevereiro.
“Queremos resgatar judocas que fizeram história na nossa região e integrar esses atletas, pois essa é a fase do judô que muito atleta acha que o judô morreu, pois está mais velho para treinos e competições, sendo que a vida do judoca não se resume apenas a isso. O movimento dos veteranos pelo mundo só vem crescendo, e a cada ano que passa, os campeonatos nacionais e internacionais da categoria ficam cada vez mais fortes”, disse Marcos Walgrênio, um dos responsáveis pelo evento na cidade pernambucana.
Em 2019, o desafio reuniu cerca de 4.600 judocas veteranos e o objetivo para 2020 é superar este número.
O Centro de Artes Marciais Kodokan fica localizado na Rua São Francisco, número 347, no bairro Atrás da Banca, e acontecerá a partir das 16h30.
Da Redação