Apesar do município não ter registros, profissionais de saúde da rede pública de Petrolina são orientados sobre como notificar casos suspeitos do novo coronavírus

0
(imagem ilustrativa/internet)
(imagem ilustrativa/internet)

 

Apesar de não haver registros de casos suspeitos do novo coronavírus em Petrolina-PE, os profissionais de saúde da rede municipal receberam uma nota técnica com orientações e protocolos de atendimento sobre como notifica-lós, e também sobre a coleta de amostras, critérios clínicos e epidemiológicos, além de atendimento de casos suspeitos e medidas de prevenção e controle.

A nota técnica foi divulgada pela Prefeitura de Petrolina e segue orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS). De acordo com o documento, um dos critérios para a notificação de eventuais casos, são em situações de pessoas com sintomas suspeitos e que tenham histórico de viagem para áreas de transmissão (cidade de Wuhan, na China) nos últimos 14 dias.

“Nosso município possui um importante fluxo rodoviário e aéreo e de grande circulação de pessoas vindas de outros estados e países, devido sua característica econômica baseada na fruticultura irrigada. Estamos sendo precavidos e atualizando nossos profissionais. A Secretaria de Saúde reforça que não é necessário pânico, pois não existe nenhum caso confirmado da doença no Brasil”, ressalta a secretária da pasta, Magnilde Albuquerque.

De acordo com a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, ações de educação em saúde e prevenção continuam sendo as principais orientações em locais com grande aglomeração de pessoas e o momento é de prevenção através de medidas simples, como a higiene das mãos.

A Vigilância em Saúde recomenda: cobrir a boca e nariz com a dobra do antebraço ao tossir ou espirrar; evitar contato próximo com pessoas com infecções respiratórias agudas; lavar frequentemente as mãos; usar lenço descartável para higiene nasal; evitar tocar nas mucosas dos olhos; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos ou copos; manter os ambientes bem ventilados.

Novo Coronavírus

De acordo com o Ministério da Saúde até esta terça-feira (04), 13 casos suspeitos de coronavírus foram registrados no Brasil.

De acordo com a pasta, os casos estão no Rio de Janeiro (1), São Paulo (6), Rio Grande do Sul (4) e Santa Catarina (2). Nenhum foi confirmado.

O novo Coronavírus tem causado doença respiratória, com casos recentemente registrados na China.

 

Sintomas e transmissão

Os sintomas clínicos do novo coronavírus são, principalmente, respiratórios, como febre, tosse e dificuldade para respirar. Os casos mais graves podem evoluir para pneumonia e a transmissão ocorre de pessoa a pessoa pelo ar, através de secreções aéreas da pessoa infectada ou contato com secreções contaminadas.

Coronavírus

Os coronavírus (2019 – nCoV) compõe uma grande família de vírus, conhecidos desde meados da década de 1960, que receberam esse nome devido às espículas na sua superfície, que lembram uma coroa (do inglês, crown). Podem causar desde um resfriado comum, até Síndromes Respiratórias Aguda Grave, como Síndrome Respiratória do Oriente Médio.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu o primeiro alerta da doença em 31 de dezembro de 2019, depois que as autoridades chinesas notificaram casos de uma misteriosa pneumonia na cidade de Wuhan, identificado posteriormente como um novo coronavírus.

Com informações de Duda Oliveira – Assessor de Comunicação da Secretaria de Saúde de Petrolina

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome