(foto: reprodução)
Autoridades da cidade semi-autônoma chinesa de Hong Kong confirmaram nesta 3ª feira (4.fev.2020) a morte de 1 homem por coronavírus. É a 1ª morte pela doença no local. A vítima é 1 homem de 39 anos que estava entre os 14 casos de infecção confirmados na região.
Essa é a 2ª morte fora da China continental. No final de semana, 1 chinês de 44 anos que estava em Manila, nas Filipinas, morreu em decorrência do novo vírus. Atualmente, existem 20.640 casos confirmados de coronavírus em 25 países, incluindo 427 mortes.
Surto
O surto que teve início na cidade de Wuhan, na região central da China, já infectou 155 pessoas em 23 países fora da China continental. São eles: Tailândia, Japão, Cingapura, Coreia do Sul, Austrália, Malásia, Estados Unidos, Alemanha, França, Vietnã, Canadá, Emirados Árabes, Rússia, Itália, Reino Unido, Finlândia, Suécia, Espanha, Camboja, Nepal, Sri Lanka, Índia e Filipinas.
Os Estados Unidos registraram entre ontem e hoje o 2º caso de transmissão de coronavírus dentro do país. O governo norte-americano proibiu a entrada no país de pessoas que tenham visitado nas últimas duas semanas regiões da China onde haja transmissão ativa do vírus.
O governo da China acusa Washington de descumprir recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), que declarou o novo coronavírus uma emergência internacional, mas que não orientou governos a adotarem restrições.
Para restringir o surto de doenças provocadas pelo vírus de Wuhan, a cidade e outras regiões do entorno tiveram acesso restringido pelas autoridades chinesas, que impediram o deslocamento de mais de 35 milhões de pessoas (aproximadamente a população do Canadá).
No Brasil, o Ministério da Saúde investiga 14 casos suspeitos de coronavírus. O ministro Luiz Henrique Mandetta também afirmou nesta 2ª feira (3.fev) que o governo vai decretar emergência, mesmo sem ainda ter confirmado nenhum caso.
O presidente Jair Bolsonaro e o ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil) também afirmaram que o Planalto enviará ao Congresso 1 projeto para regulamentar a quarentena para os brasileiros que estão em Wuhan e serão repatriados.
Poder 360